Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band – The Beatles. Por Carlos Cardoso, o Tomate

Discografia básica

Hearts Club Band, do The Beatles, é um disco indispensável em qualquer discografia básica. Fatos curiosos marcaram o lançamento deste LP.

Depois de retornarem de uma exaustiva turnê (incluindo países onde o Cristianismo era desconhecido, fato que fez John Lennon a declarar de forma ousada que os Beatles eram mais conhecidos que Jesus Cristo), os Beatles passaram um longo período apenas em estúdio.

Longe das viagens, os Beatles deram margem para os críticos declararem que eles “já eram”. Neste período, foi lançado o LP Pet Sounds, do The Beach Boys, o qual foi um disco inovador, experimental, sofisticado e com faixas longas.

Pet Sounds aguçou o desejo dos Beatles de produzirem uma obra-prima, ou seja, no mínimo, à altura deste LP.

A banda inglesa ficou aproximadamente cinco meses confinada no estúdio Abbey Road.

Como resultado nasceu Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, um disco antológico, para os padrões da época. Inovador da capa a instrumentos que nunca haviam sido utilizados em disco pop. Este LP foi o marco do cenário musical.

“Gracias”, Sgt. Pepper’s Lonely…

Flw!

______

Carlos Cardoso, o Tomate, é jaguarense e professor de História formado pela Universidade Federal do Pampa; o texto desta coluna (revisado) foi originalmente publicado nas páginas do extinto Jornal Pampeano e cedido para a republicação no Diarios de la Pampería.

(Foto de capa: Reprodução)

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Diarios de la Pampería podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

clique na imagem

Deixe um comentário