Discografia básica
Kraftwerk é uma banda alemã de música eletrônica, formada por Ralf Hutter e Florian Schneider. Fundada em 1970, tem forte influência nos dias de hoje na música eletrônica, liderada por ambos até a saída de Schneider em 2008.
Eles são tão influentes, quanto os Beatles na música popular, da segunda metade do século XX, as técnicas introduzidas e os equipamentos desenvolvidos pelo Kraftwerk são lugar comum da música atual e o grupo é tido como precursor de toda “dance music” moderna de um modo geral. Suas letras, cantadas através de um “vocoder” (instrumento analisador) ou gerada sinteticamente, é relacionada com o cotidiano urbano e à tecnologia “pós-guerra”.
Já tinha um conhecimento superficial sobre o grupo, nos anos 1980, quando geralmente eu sonorizava em festas, que causava espanto em muita gente, claro, o que é novo sempre cria impressão. Nem tão novo, o disco é o sétimo álbum de estúdio, lançado em 1978, e contém o tema The Model, o single nº 1 no Reino Unido, em 1982.
Nos anos 1970, no álbum Trans-Europe Express (1977), a música Spiegelsaal era usada numa rede de TV, no comercial de um sapatênis, que foi muito usado pelos jovens dessa era, e sob forte influência dessa canção, acredito que a partir dessa música eles ficaram conhecidos no Brasil.
A formação mais conhecida é do período de 1975 e 1987, também a mais duradoura. Esta incluía os percussionistas Wolfgang Flür e Karl Bartos. Acredito ser esta a mais bem sucedida. Quando tiverem entediados e fulos da cara com o concreto, se revoltem um pouco mais ao som de Kraftwerk, talvez em muito vá bater de modo diferente.
Flw!
P. S. : Esta coluna é dedicada ao meu amigo Alemão Carlos, apreciador de Kraftwerk.
______
Carlos Cardoso, o Tomate, é jaguarense e professor de História formado pela Universidade Federal do Pampa; o texto desta coluna (revisado) foi originalmente publicado nas páginas do extinto Jornal Pampeano e cedido para a republicação no Diarios de la Pampería.
(Foto de capa: Reprodução)
_____
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Diarios de la Pampería podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos de possíveis correções.


