Discografia básica
Procol Harum é classificada como uma banda de rock progressivo. Embora, eu a considere como um grupo de hard rock, principalmente enquanto estava presente o grande guitarrista Robin Trower, o qual foi integrante e um dos fundadores da mesma, permanecendo nesta até o início da década de 1970. O disco solo de Trower, Midnight Caravan, comprova o que foi citado sobre este artista. Saliento o estilo musical de Procol Harum, porque quando surgiu no Reio Unido, se tornou mais popular que Emerson, Lake and Palmer, que era considerada “a melhor” no rock progressivo.
Esta banda teve a participação de um dos melhores bateristas do mundo, Jamis Wilson (eleito na década de 1970, pela sondagem popular, Música Playboy), o qual recusou o convite de Page e Plant para ser membro do original Led Zeppelin. Jamis teve participação em disco do AC/DC. Um dia antes da publicação original desta coluna, dia 8/10/2012, fez 12 anos de sua morte. Jamis faleceu com 43 anos.
Recentemente a justiça do Reino Unido concedeu a Matheus Charles Fischer, 40% da autoria de A Whiter Shade of Pale, pelo refrão do seu órgão, mesmo não sendo visto com a mesma importância do vocal e do piano de Gary Brooker, um dos fundadores do grupo. Esta canção é mais conhecida que a própria banda, sendo de grande impacto na abertura de um show de Jimi Hendrix. A partir daí, o sucesso foi mundial.
Something Magic apresenta a excelente música: Strange in Space, que por si só já é motivo para recomendar tal disco.
Enfatizo também o álbum (ao vivo) Live in Concert With The Edmonton Symphony Orchestra.
Flw!
______
Carlos Cardoso, o Tomate, é jaguarense e professor de História formado pela Universidade Federal do Pampa; o texto desta coluna (revisado) foi originalmente publicado nas páginas do extinto Jornal Pampeano e cedido para a republicação no Diarios de la Pampería.
(Foto de capa: Reprodução)
_____
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Diarios de la Pampería podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos de possíveis correções.



