Discografia básica
B. B. King é um dos nomes mais respeitados do blues, tanto que é conhecido como “o rei do blues”. Não é qualquer artista que consegue ultrapassar (e influenciar) todas as gerações do rock. Ele foi eleito pela revista Rolling Stone o terceiro melhor guitarrista do mundo.
Quando perguntado a John Lennon “qual seria a sua maior ambição?” Ele respondeu: era tocar guitarra como B. B. King.
Outra curiosidade foi que Jimi Hendrix o considerava melhor guitarrista do mundo e, conta a lenda, teria batizado seu instrumento de Lucille, uma faixa do disco de B. B. King.
Lucille era uma jovem por quem dois rapazes teriam brigado em um incidente numa cantina. Neste estabelecimento, ocorreu uma queda de um lampião, vindo a incendiar o salão, que causou a morte dos dois jovens. Após este episódio, ele começou a batizar suas guitarras de Lucille para se lembrar de nunca mais fazer uma coisa dessas.
O álbum contém faixas maravilhosas, uma verdadeira aula de “blues”, citando o tema The Thrill Is Gone, lançada em 1969, que veio a fazer sucesso nos anos 1990 no Brasil, pois serviu de trilha sonora para uma novela da TV. Considero este o essencial álbum da carreira do músico que, entre mais de 30 discos lançados como bluesman, pelo simples fato que toda vez que o escuto me transporta para aquela época ingênua de um bom som, despretensioso, sem igual. Escutava este clássico na companhia de amigos e irmãos, que foram os que me mostraram a obra desse gênio chamado Riley Ben King ou B. B. King. No dia da publicação original deste texto [2 de maio de 2013] estaria nascendo meu pai. Pelo aniversário dele, portanto faço essa pequena homenagem.
Flw!
______
Carlos Cardoso, o Tomate, é jaguarense e professor de História formado pela Universidade Federal do Pampa; o texto desta coluna (revisado) foi originalmente publicado nas páginas do extinto Jornal Pampeano e cedido para a republicação no Diarios de la Pampería.
(Foto de capa: Reprodução)
_____
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Diarios de la Pampería podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos de possíveis correções.

