Discografia básica
Creedence sempre esteve presente em minha vida. Conheci a banda através de meus irmãos, meu porto seguro, principalmente, a respeito de música.
Com o disco Bayou Country, o grupo teve sucesso local (Califórnia). Inovadores do country com dois ou três acordes. Os integrantes da banda criaram pérolas, pois não apenas tocavam música. Como dizia Eric Clapton: “Basta uma nota tocar o coração… já valeu a canção!”, e isso é Creedence.
Com o disco Cosmo’s Factory, a banda já era conhecida mundialmente. Por este fato, venderam mais de três milhões de cópias, o qual cito a música Who’ll Stop The Rain (tradução livre – Quem parará essa chuva?). No disco seguinte, o Pendulum, eles respondem à música Who’ll Stop The Rain com a canção Have You Ever Seen The Rain? (tradução livre – Tem visto essa chuva?). Citei esta curiosidade, pois foi interpretado como sinal de descontentamento entre os integrantes.
Ganharam diversos discos de ouro, seis discos de platina, várias premiações como melhor grupo, melhor música. Estes títulos, para época, era algo fora do comum.
Não posso negar que Cosmo’s Factory e os outros sete discos da banda são fantásticos e considerados excelentes pela crítica e pelo público, mas o da minha preferência é o LP Bayou Country, com ênfase nas músicas Born On The Bayou, Good Golly Miss Molly e Proud Mary. Disco com som pesado, e na época eu estava de corpo e alma no rock and roll. Investindo minhas horas de lazer em música e descobrindo novidades. Então surgiu Creedence, como uma dádiva!
Esta coluna se trata de uma banda que possui discos que não podem faltar nas coleções. Escutem e valorizem este grupo, pois abriu um mercado para tantos outros que eram ignorados.
Flw!
P. S. : Dedico esta coluna ao meu pai que onde quer que esteja receberá esta homenagem!
______
Carlos Cardoso, o Tomate, é jaguarense e professor de História formado pela Universidade Federal do Pampa; o texto desta coluna (revisado) foi originalmente publicado nas páginas do extinto Jornal Pampeano e cedido para a republicação no Diarios de la Pampería.
(Foto de capa: Reprodução)
_____
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Diarios de la Pampería podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos de possíveis correções.

