America – America. Por Carlos Cardoso, o Tomate

Discografia básica

America é um disco da banda folk rock America, grupo formado por integrantes americanos, que quando jovens migraram para Londres. Por este fato é tratada como uma banda londrina. No início da carreira seu estilo lembrava o grupo Crosby, Stills, Nash & Young.

O LP de lançamento de America, em 1971, passou praticamente despercebido. Mas, em 1972, o mesmo foi relançado com uma nova faixa: A Horse With No Name. Com isso, o álbum “estourou”, conquistando disco de platina nos Estados Unidos.  Com esta música, America ficou em primeiro lugar, por três semanas, na famosa parada americana de singles (canções) da Billboard. Este homônimo, em certos países, era chamado de A Horse With No Name, pelo grande sucesso de tal música.

Na época, o que “mandava” nas paradas eram os grupos que surgiram no movimento Woodstock. Para ser claro, o que vendia era o que tocava nas rádios, muitas bandas se tornaram “fabriquetas” de dinheiro. E, America, não participou deste evento, modificando este cenário. Estes jovens, até então desconhecidos, ganharam o mundo, pois através de suas canções tocantes nos transmitiam o prazer de “sentir… viver o rock”, deixando claro que ali havia sentimento. Para vocês terem uma noção desta grande descoberta, com o selo da renomeada gravadora Warner Bros, o grupo vendeu mais que muitos cantores de peso, como James Taylor  e Rod Stewart .

O grupo America me traz boas recordações da época em que vivi em Porto Alegre, com o meu irmão Silói. Lá, numa “promoção”, compramos tal álbum. Neste, estão presentes outras músicas sensacionais, como: I Need You  (ficou em nono lugar na Billboard), Sandman, Three Roses. Em suma, é um disco indispensável para uma coleção.

Um fato curioso é que os oito primeiros discos, exceto America, apresentaram títulos iniciando com a letra “h”, até a saída do baixista, vocalista e compositor Dan Peek.

Amigos, recomendo America para quem aprecia uma boa música!

Flw!

______

Carlos Cardoso, o Tomate, é jaguarense e professor de História formado pela Universidade Federal do Pampa; o texto desta coluna (revisado) foi originalmente publicado nas páginas do extinto Jornal Pampeano e cedido para a republicação no Diarios de la Pampería.

(Foto de capa: Reprodução)

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Diarios de la Pampería podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

clique na imagem

Deixe um comentário