The Second – Steppenwolf. Por Carlos Cardoso, o Tomate

Discografia básica

The Second, segundo disco de Steppenwolf, é outro LP que cito como fundamental a uma coleção de discos.

O LP The Second traz músicas que abordam a liberação da maconha nos Estados Unidos e o tumultuado período em que o país vivia em conflito com o Vietnã, pois estavam em guerra. Este último tema foi abordado na música Don’t Step On The Grass, Sam.

Curiosidades sobre Steppenwolf: o primeiro nome da banda Canadense foi The Sparrows. Em seguida, eles passaram a se chamar Steppenwolf, nome retirado do livro O Lobo da Estepe, de Herman Hesse, ficando, primeiramente, conhecidos nos Estados Unidos, e logo, no mundo inteiro.

O jovem visionário John Kay, fundador do grupo, abordava em suas letras assuntos como: o mau uso da água, a poluição do planeta Terra, temas extremamente atuais no século 21.

A música Born To Be Wild ficou conhecida mundialmente, inclusive sendo trilha sonora de diversos filmes. Foi a primeira canção a falar de Heavy Metal (ela se referia às motocicletas… metal pesado…).

Steppenwolf é outra cria do Woodstock, embora não se tenha nenhuma gravação do grupo nos LP’s lançados neste evento famoso da chamada Contracultura. Este fato foi dado por descuido do engenheiro de som do evento. 

Caro leitores, quando vocês se “toparem” com alguma música e/ou LP da banda Steppenwolf, lembrem-se desta coluna. Analisem com outros olhos esse rock pesado, com certeza vocês apreciarão. Vale a pena conferir!

Flw!

______

Carlos Cardoso, o Tomate, é jaguarense e professor de História formado pela Universidade Federal do Pampa; o texto desta coluna (revisado) foi originalmente publicado nas páginas do extinto Jornal Pampeano e cedido para a republicação no Diarios de la Pampería.

(Foto de capa: Reprodução)

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Diarios de la Pampería podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

clique na imagem

Deixe um comentário