Frank Zappa – Over-Nite Sensation. Por Carlos Cardoso, o Tomate

Discografia básica

Over-Nite Sensation é um disco de Frank Zappa, lançado em 1973. A capa do disco e também algumas músicas foram censuradas em vários países, fato dado pelo tema abordado: sexo, com um humor peculiar, como a música Dirty Love. Over-Nite Sensation foi um divisor de águas na discografia do autor, pois foi uma obra mais leve que as anteriores, contendo o rock progressivo, jazz fusion, clássico, funk e outros estilos.

Quem foi Zappa? Este “cara” começou a sua carreira fonográfica em 1967. Criativo, lançou três discos em 1970. Polêmico, foi cogitado como possível candidato à Presidência dos Estados Unidos. Inovador, teve ideias como vender música via fone ou TV a cabo.

Em 1971, a revista Rolling Stone o colocou entre os 100 maiores artistas do mundo.

Depois de sua morte, em 1993, foi homenageado por biólogos, astrônomos e paleontólogos, tendo seu nome em diversas descobertas nestes ramos. Em 1995, o músico entrou para o Rock and Roll Hall of Fame.

Seria impossível, em apenas uma coluna, relatar as obras, descrever o músico e o quanto Frank Zappa contribuiu para o mundo musical.

Se possível, escutem esta obra-prima: Over-Nite Sensation do imortal Frank Zapp. Aos leitores, este astro acrescentará muito do seu “acervo musical”. Saibam que ele foi fonte de inspiração para muitos artistas de peso, portanto bebam desta fonte! Flw!

______

Carlos Cardoso, o Tomate, é jaguarense e professor de História formado pela Universidade Federal do Pampa; o texto desta coluna (revisado) foi originalmente publicado nas páginas do extinto Jornal Pampeano e cedido para a republicação no Diarios de la Pampería.

(Foto de capa: Reprodução)

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Diarios de la Pampería podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

clique na imagem

Deixe um comentário