Jaguarão – Márcio Aurélio Friedrich, professor de Libras (Língua Brasileira de Sinais) no campus local da Unipampa (Universidade Federal do Pampa), está integrando uma equipe de professores surdos proponentes de uma política institucional de inclusão de surdos na universidade.
Apresentada em reunião na reitoria da Unipampa, no dia 3 de abril, a proposta busca a implantação de uma política institucional de inclusão dos docentes, por meio de uma comissão permanente, a fim de que seus direitos e garantias sejam devidamente respeitados.

A proposição partiu de uma comissão composta por docentes e representantes do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade, entre eles, os professores Keli Krause e Willian da Motta Brum (Campus São Borja) e Cássia Michele Virgínio da Silva (Campus Caçapava do Sul).
A conversa entre o reitor Marco Antonio Fontoura Hansen e colegas professores foi avaliada como “muito boa” pelo professor de Libras da Unipampa de Jaguarão, que leciona nos cursos de Pedagogia, Letras e Histórias. Ele acompanhou a reunião via sinal de teleconferência.
Professor do campus de Jaguarão desde maio de 2018, Professor Márcio ainda destacou que a proposta de política institucional para surdos visa “o futuro e qualidade do ensino em todos os trabalhos que realizamos, tecnologia, metodologia e assuntos gerais”.
Professores surdos na Unipampa
Com dez campi, a Universidade Federal do Pampa tem em seus quadros: nove (9) professores de Libras em regime de dedicação exclusiva, distribuídos pelas seguintes unidades: Jaguarão (1), Alegrete (1), Itaqui (1), Dom Pedrito (1), Bagé (1), Uruguaiana (1), São Borja (2) e Caçapava do Sul (1).
Além do trabalho docente, os professores surdos da Unipampa se dedicam a auxiliar na melhoria como um todo dentro da universidade, por exemplo, na elaboração de editais, recepção e ingresso de aluno de graduação, especialização, mestrado e doutorado.
Único professor surdo do campus de Jaguarão, Márcio comenta sobre certa dificuldade para trabalhar sozinho. “Não há contato diário com outros professores surdos em pessoalmente”, diz o professor formado em Administração de empresas, Matemática e Letras Libras, com especialização em Libras e mestrado em Estudos da linguagem pela UFPel (Universidade Federal de Pelotas).
Confira a lista o nome dos docentes de Libras da Unipampa:
– Ana Claudia Antunes – Campus Itaqui.
– Ana Paula Gomes Lara – Campus Alegrete.
– André Daniel Paixão – Campus de Bagé.
– Cássia Michele Virgínio da Silva – Campus Caçapava do Sul.
– Keli Krause – Campus São Borja.
– Marcelo Sander – Campus São Gabriel.
– Márcio Aurélio Friedrich – Campus Jaguarão.
– Paula Maiane da Silva Cavalheiro – Campus Dom Pedrito.
– Valéria Gonçalves Scangarelli – Campus Uruguaiana.
– Willian Brum – Campus São Borja.
(Foto de capa: Créditos de Diarios de la Pampería)
_____
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Diarios de la Pampería podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos de possíveis correções.



