Crime of The Century – Supertramp

Discografia básica

Crime of The Century (1974) possui todos os quesitos que um disco de rock progressivo pede. É o terceiro LP do Supertramp, vindo de uma sequência de dois trabalhos com resultados  ruins de venda e de opinião (do público e da crítica). Mas, este conquistou seu espaço como uma verdadeira banda britânica desse gênero.

Clique na publicidade

Esmiuçamos este LP somente após um ano do seu lançamento, quando o conhecemos. O tópico da nossa discussão era o que de fato caracterizava o grupo, os vocais ou os teclados? É notório o revezamento nos vocais de Rick Davies e Roger Hodgson. Mas, o som do teclado não ficava em evidência, os vocais se sobressaíam e esta é a marca de Supertramp. Cito esta característica, pois ao escutarmos uma música que não conhecíamos, quando este detalhe era percebido, já sabíamos que se tratava de tal grupo.

Enfatizo as músicas School e Hide in your shell, temas que em qualquer evento ou show desta banda são incluídos. Cito este álbum como um dos melhores da década de 1970.

Não posso deixar de salientar outras obras fabulosas: Even In The Quietest Moments, Crisis? What Crisis?, e ainda, Breakfast in America (vendeu 18 milhões de cópias), por qual tenho um carinho especial, pois foi um presente que recebi nos anos 1980, do meu amigo Fernando, o Banana, o qual me trouxe em uma de suas idas aos Estados Unidos. O presente foi de muita serventia na minha profissão, pois com ele popularizei este grupo na nossa cidade, Jaguarão. Este LP traz o fantástico tema The logical song.

“Flw!”

______

Carlos Cardoso, o Tomate, é jaguarense e professor de História formado pela Universidade Federal do Pampa; o texto desta coluna (revisado) foi originalmente publicado nas páginas do extinto Jornal Pampeano e cedido para a republicação no Diarios de la Pampería.

(Foto de capa: Reprodução)

Publicidade/Apoio cultural

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Diarios de la Pampería podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

clique na imagem

Deixe um comentário