Biblioteca de Jaguarão receberá o Cinecult Caloures de PPC 2019 nos dias 17, 18 e 19 de junho; a entrada é gratuita

Jaguarão – A Biblioteca Pública Municipal receberá nos dias 17, 18 e 19 de junho o Cinecult Caloures de PPC 2019, que vai exibir gratuitamente três filmes de reconhecida repercussão crítica: “Mãe!” (2017; direção de Darren Aronofsky), “Garota Dinamarquesa” (2016; direção de Tom Hooper) e “Ventos de Agosto” (2014; direção de Gabriel Mascaro). 

Após cada exibição (ver programação abaixo), haverá um debate aberto ao público. A mediação será de Carla Daniela Rabelo Rodrigues, professora do curso de Bacharelado em Produção e Política Cultural da Unipampa (Universidade Federal do Pampa) de Jaguarão.

Clique na publicidade

O Cinecult Caloures de PPC 2019 ocorre após proposta de estudantes da disciplina de Introdução à Produção e Política Cultural, da Unipampa, que propuseram a exibição de uma cinematografia contemporânea – 2014 a 2017, “cuja narrativa”, conforme nota de divulgação, “aciona algumas questões existenciais e socioculturais como identidades, espaço/tempo, opacidade/transparência, realismo/ficção, cinema do luto, entre outros”.

Os filmes listados, além de contar histórias, refletem sobre o mundo por meio das imagens e dos sons. As produções representam o que os idealizadores do Cinecult chamam de “um convite ao pensar por meio do campo do Cinema e Audiovisual, e ir mais além de sua instrumentalização em sala de aula como ilustrador de estudos de outros campos do saber”.

Extensão acadêmica

Na chamada ação de extensão acadêmica, que visa aproximar universidade e comunidade, os estudantes acionam pesquisa (textos estudados) e ensino (cinema e audiovisual como campo próprio do conhecimento), além de atuarem como curadores e mediadores culturais.

“Desse modo”, no dizer dos próprios idealizadores, “a proposta da atividade tem intuito de recuperar algumas dimensões estudadas sobre o campo a Cultura: acesso à cultura, curadoria, mediação cultural e linguagens artísticas”.

Clique na imagem

Confira a programação e informações adicionais:

  • Primeiro dia: Mãe! (2017, Direção de: Darren Aronofsky). 

Classificação indicativa: 16 anos.

Data: 17/06/2019, segunda-feira. Horário: 19h-22h.

Local: Biblioteca Pública Municipal/Jaguarão.

Entrada: livre. 

Sinopse: A relação de um casal é testada quando visitantes não esperados chegam à sua casa e atrapalham a tranquilidade da família. Do diretor Darren Aronofsky (de “Cisne Negro” e “Requiem para um Sonho”), “Mãe!” é um suspense psicológico sobre amor, devoção e sacrifício com Jennifer Lawrence, Javier Bardem, Ed Harris e Michelle Pfeiffer no elenco. Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=JjGgV4E4qDg

Curadores/Debatedores: Thifany Pereira, Pablo Sousa, Santiago Machado, Paola Soccas, Gabriel Sauceda, Karina Constantino.

  • Segundo dia: Garota Dinamarquesa (2016, Direção de: Tom Hooper). 

Classificação indicativa: 14 anos.

Data: 18/06/2019, terça-feira. Horário: 19h-22h.

Local: Biblioteca Pública Municipal/Jaguarão.

Entrada: livre. 

Sinopse: Cinebiografia de Lili Elbe (Eddie Redmayne), que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero. Em foco o relacionamento amoroso do pintor dinamarquês com Gerda (Alicia Vikander) e sua descoberta como mulher. Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=vjq2FgjpXow

Curadores/Debatedores: Wellison Caetano, Luana Britos, Bruna Souza, Hiago da Silva, Luana Correia, Lukhas Karibé, Amanda Savedra.

Terceiro dia: Ventos de Agosto (2014, Direção de: Gabriel Mascaro). 

Classificação indicativa: 16 anos.

Data: 19/06/2019, quarta-feira. Horário: 19h-22h.

Local: Biblioteca Pública Municipal/Jaguarão.

Entrada: livre. 

Sinopse: Shirley deixou a cidade grande para viver numa pequena e pacata vila litorânea cuidando da avó. Ela trabalha numa plantação de coco dirigindo trator. Mesmo isolada, Shirley cultiva o gosto pelo punk rock e o sonho de ser tatuadora. Ela tem um caso com Jeison, um rapaz que também trabalha na fazenda e nas horas vagas faz pesca subaquática de lagosta e polvo. Um estranho pesquisador chega na vila para registrar o som dos ventos alísios que emanam da zona de convergência intertropical. O mês de agosto marca a chegada das tempestades e das altas marés. E uma descoberta leva Shirley e Jeison a uma jornada de vida e morte, perda e memória, vento e mar. O filme ganhou uma Menção Honrosa no Festival de Locarno (Suíça). Trailer: http://www.vitrinefilmes.com.br/site/?page_id=2903

Curadores/Debatedores: Ana Maria Ferreira, Rodrigo Mota, Larissa de Araújo, Marcella Constantino, Lucas Castro, Natalia Alves, Pamela Pinto.

A professora e mediadora do Cinecult Carla Daniela Rabelo Rodrigues

______

Mais informações podem ser obtidas na página de Facebook do Seminário Caloures de Produção e Política Cultural 2019: https://www.facebook.com/seminariocalouresppc

(Foto de capa e galeria: Divulgação/Produção e Política Cultural da Unipampa de Jaguarão)

Publicidade/Apoio cultural

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Diarios de la Pampería podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

clique na imagem

Deixe um comentário