CURE de Treinta y Tres recebe 3ª Jornadas de Estudos Fronteiriços; acadêmicos da Unipampa de Jaguarão participam

Treinta y Tres – O CURE (Centro Universitário Regional del Este), extensão da Universidad de la República no município uruguaio, recebeu no sábado 8 de maio o segundo encontro da 3ª Jornadas de Estudos Fronteiriços: história, língua e literatura.

O encontro foi acompanhado por acadêmicos convidados do CURE e da Unipampa (Universidade Federal do Pampa) – Campus de Jaguarão. Os presentes foram recepcionados no Uruguai pelos professores anfitriões Alejandra Torres, Gerardo Canepa e Leonardo Guedes.

Publicidade

Os presentes puderam acompanhar duas palestras que trataram sobre temas relacionados à temática literária do Pampa, na respectiva ordem, com falas proferidas pelos professores de Literatura Carlos Rizzon e Geice Peres Nunes, do curso de Letras da Unipampa de Jaguarão.

Rizzon tratou da palestra intitulada “Nos tempos de Alcides Maya”, sobre o jornalista, político, contista, romancista e ensaísta. Nascido em São Gabriel, em 15 de setembro de 1878, Maya morreu no Rio de Janeiro em 2 de outubro de 1944.

Ex-membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), o primeiro gaúcho a ocupar uma das quarenta cadeiras, Maya é descrito como “introdutor do romance social”. Segundo Rizzon, o escritor se destacou por um posicionamento regionalista e “visão pampena crítica do próprio meio”.

Geice, por sua vez, apresentou um pouco de uma pesquisa recém-iniciada e centrada em “Oralidade e Fronteira”. Em específico, ela tratou de aspectos regionalistas de contos gauchescos de João Simões Lopes Neto, associando-o a um processo de recriação linguística.

Pode-se perceber na produção gauchesca de Lopes Neto uma “recriação linguística como variante permanente”, defendeu a professora da Unipampa. Escritor nascido em Pelotas, na data de 9 de março de 1865, Lopes Neto faleceu na mesma cidade em junho de 1916.

Em específico, Geice citou a recriação do conto gauchesco “Coco verde-Melancia” (1912), em diálogo com o conto “Melancia e coco mole”, de Silvio Romero e “As grandes aventuras de Armando e Rosa conhecidos por Coco Verde e Melancia”, de José Camelo de Melo Rezende.

Após as apresentações, palestrantes e demais presentes foram convidados por representantes do CURE para um café e degustação de doces e salgados. Em seguida, a comitiva da Unipampa visitaria o centro urbano de Treinta y Tres, antes de voltar a Jaguarão.

Publicidade

Sobre a 3ª Jornadas de Estudos Fronteiriços

A 3ª edição da Jornadas de Estudos Fronteiriços: história, língua e literatura é resultado de uma parceria entre Unipampa de Jaguarão e CURE de Treinta y Tres. A participação nas atividades, programadas até o final de 2019, é aberta ao público.

Os encontros serão mensais, vinculados a atividades também agendadas, por assim dizer, do lado brasileiro e uruguaio da fronteira. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no local de cada jornada.

Confira a cronograma completo da Jornadas:

Divulgação

(Foto de capa e galeria: Créditos de Diarios de la Pampería)

Publicidade/Apoio cultural

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Diarios de la Pampería podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

clique na imagem

Deixe um comentário