Preconceito e Racismo são temas de ‘roda de conversa’ e início de ‘projeto cultural’ na Unipampa de Jaguarão

Jaguarão – O Preconceito e o Racismo foram temas de diálogo e reflexão de uma roda de conversa realizada na tarde do sábado 1º de junho no Espaço Dandara do campus local da Unipampa (Universidade Federal do Pampa).

A “roda” contou com estudantes e convidados da comunidade, entre eles, Tata Jean de N’Kossi, babalorixa da Nação Angola em Jaguarão, o baiano restaurador de prédios históricos Jamiere Viana, a Iyalorixa da Nação Jeje Rejane de Oxum e membros de demais religiões.

Publicidade

A roda de conversa serviu para que Raffael Odara, estudante de Produção e Política Cultural e comunicador numa rádio binacional, expusesse aos presentes a apresentação de seu projeto cultural intitulado “Projeto valorizando a cosmologia africana e a identidade negra”.

O projeto visa, conforme as palavras do idealizador, “incentivar políticas públicas culturais e propor ações para reduzir situações de vulnerabilidade enfrentadas por jovens negros. Viabilizar que essas juventudes atuem como protagonista e construtores de história, trazer visibilidade para si e para a cosmologia de seus descendentes africanos”.

Com base no projeto, “o que eu fiz hoje [sábado] foi um ‘aquilombamento’ junto aos alunos negros da Unipampa e a comunidade negra de Jaguarão”, destacou Odara na presença de um elenco de palestrantes e convidados, em sua maioria composto por negros e negras.

A propósito, Odara lembra que um dos objetivos centrais do projeto é o de criar o que ele chama de “quilombo educacional com a ajuda da comunidade acadêmica e do NEABI [Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas] da Unipampa de Jaguarão”.

Na ocasião, os presentes à roda de conversa também puderam ver a exibição do 1º episódio do documentário Mojubá – Origens, que aborda as diferenças entre as tradições religiosas de origem africana e a luta de seus seguidores contra a perseguição até a conquista da livre expressão religiosa.

A partir da primeira roda de conversa, os encontros passam a acontecer todos os sábados às 14 horas, no Espaço Dandara da Unipampa de Jaguarão, com o apoio dos estudantes e produtores culturais Igor Pola e Lucas Silva, vinculados ao Coletivo Atitude Positiva.

“Convidando a sociedade cada vez mais para reflexões e para inserir os jovens a um protagonismo cultural e político na cidade”, disse Odara, citando que os encontros serão marcados por ensaios de danças e performances de Orixás abrangendo temas atuais.

Interessados no projeto cultural podem entrar em contado com o idealizador pelo e-mail: raffa.odara@gmail.com

(Foto de capa e galeria: Créditos de Diarios de la Pampería)

Publicidade/Apoio cultural

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Diarios de la Pampería podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

clique na imagem

Deixe um comentário