Crianças de projeto social, em Jaguarão, participam do 4º Evento de Troca de Graduação da Capoeira Ararirê Oxóssi

Jaguarão – Quinze crianças vinculadas ao projeto social “Pé na roda, cabeça na escola” participaram na noite do sábado 25 de maio do  4º Evento de Troca de Graduação da Capoeira Ararirê Oxóssi .

O evento foi realizado no Clube 24 de Agosto e contou com a presença de um grande público e de convidados especiais. Na ocasião, foi pedido um quilo de alimento não perecível como entrada. Toda a arrecadação será revertida para a Santa Casa de Jaguarão.

As crianças que trocaram de graduação no evento integram o projeto “Pé na roda, cabeça na escola”. O Projeto é desenvolvido voluntariamente pela instrutora Joice Freitas há um pouco mais de um ano no Centro Comunitário do bairro Vencato.  

A formalidade com as crianças foi uma de duas programadas pela Capoeira Ararirê Oxóssi para o ano de 2019. Nos dias 20, 21 e 22 do mês de setembro será a vez de capoeiristas adultos trocarem de graduação.

A troca de graduação consiste na finalização de um ciclo dentro da capoeira. Enquanto as crianças podem cumprir 9 graduações, os adultos tem a oportunidade de se formar em 17 delas, no caso, ao longo do tempo ou conforme o desenvolvimento com o esporte.

Convidados e outras novidades

Estiveram na lista de capoeiristas convidados para o evento o Mestre Pombo de Ouro, de Distância Velha; Mestre Topada, Contra Mestra Zangada, Mestra Karruira e Mestre Traiçoeiro, de Caxias do Sul; Mestre Girino, da Grande Porto Alegre; Professora Gata Siamesa, de Novo Hamburgo.

Também se fez presente o Professor Dinho, de Jaguarão, que teve a sua graduação trocada no 4º Evento de Troca de Graduação da Capoeira Ararirê Oxóssi. Ele passou a ser considerado Contra Mestre desde a noite de 25 de maio.

A formalidade no Clube 24 de Agosto foi marcada também pela apresentação do grupo uruguaio Paraíso Flamenco, sob a direção de Ana Karina. O professor de boxe Júlio Cesar, do projeto social Nocauteando as drogas, também prestigiou a troca de graduação.

O evento ainda contou com a exposição de estandes temáticos, que puderam mostrar ao público seus produtos associados às artes e à prática da capoeira. Entre eles, o do popular Carioca, da Casa de Artigos Religiosos Ogum da Lua.

(Imagem de capa e galeria: Créditos de Carioca, da Casa de Artigos Religiosos Ogum da Lua)

Publicidade/Apoio cultural

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Diarios de la Pampería podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

clique na imagem

Deixe um comentário