Jaguarão – Uma vez por semana dezenas de brasileiros e uruguaios residentes na região de fronteira têm a oportunidade de frequentar aulas em cursos oferecidos pelo Centro de Línguas do campus local da Universidade Federal do Pampa.
As aulas são ministradas no Campus da Unipampa de Jaguarão e ocorrem por meio de um Projeto de Extensão que busca integrar universidade e comunidade. “São cursos gratuitos e elaborados por professores especializados”, destacam as professoras coordenadoras Giane Rodrigues dos Santos e Jorama de Quadros Stein.
O Projeto de Extensão oferece aulas com tempo de duas horas semanais de ensino básico de Francês A1 e A2, Espanhol A1 e A2, Libras (Língua Brasileira de Sinais) A1 e A2 e Português para estrangeiros. Cada módulo comporta cerca de 20 alunos.
As turmas são formadas no início de semestre e cada módulo possui carga horária semestral de 30 horas. Além das línguas já ofertadas, “a expectativa é que o Centro de Línguas possa ofertar um curso de Inglês no próximo semestre”, informam Giane e Jorama.
As professoras coordenadoras lembram ainda que um curso intensivo de Português como língua adicional será aberto à comunidade entre os dias 22 a 26 de julho. A carga horária total será de 15h. Esta oferta em período entre semestres ocorre após pedido do Consulado do Uruguai em Jaguarão.
Compõem o quadro de ministrantes do Centro de Línguas, professor Walker Douglas Pincerati (Francês), professora Miriam Cristina Carniato (Espanhol), professor Márcio Aurélio Friedrich (Libras), a estudante voluntária Grasiele Flek (Espanhol), a intérprete de Língua Brasileira de Sinais Mônica Mendes Garcia e a estudante voluntária Ana Claudia.




Para saber mais sobre o Centro de Línguas da Unipampa de Jaguarão, confira a página no Facebook: https://www.facebook.com/centrodelinguasunipampajag/
(Imagem de capa e galeria: Créditos Diarios de la Pampería)
_____
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Diarios de la Pampería podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos de possíveis correções.


