The game – Queen. Por Carlos Cardoso, o Tomate

Discografia básica

Conheci Queen em meados dos anos 1970, quando um colega de sala, chegando de um intercâmbio dos Estados Unidos, me apresentou o disco A Night at the Opera, o qual estava “bombando” por lá. Com este, ficaram mundialmente conhecidos. Para ser sincero, não era um grupo que me chamava atenção, até por influência dos meus irmãos, os quais sempre foram grandes conhecedores de uma boa música, e que quando se falava de Queen eles “torciam o nariz”. E, mesmo com este, o qual foi recorde de vendas, a banda ainda não tinha nos convencido.

Depois disso, Queen caiu na mesmice. Mas ressurgiram com o lançamento do LP The game, nos anos 1980. Este disco fez mudar meus conceitos em relação à banda. Para falar a verdade, não é a minha preferência musical, mas tive que dar o braço a torcer, pois o utilizando na minha profissão, como discotecário, percebi que como sua tecnologia era extremamente avançada para a época, levava a galera ao delírio, com ênfase na música Another one bites the dust. Por este fato, para o meu conceito é um álbum indispensável para uma coleção. LP com uma qualidade fantástica, daquele tipo que se coloca no prato do tocar discos e nos faz vibrar. Sua sonoridade é impressionante, com uma pitada de música eletrônica (novidade na época). Este detalhe é o marco da carreira deste grupo. Foi lançado no auge do movimento Punk que ocorria, principalmente, no Reino Unido. Com seu lançamento, eles deram uma guinada no seu estilo musical, já que eram do gênero rock ópera. A partir desta obra, percebi o quanto é importante a participação de um engenheiro de som numa banda.

Não posso deixar de dizer, também, o quanto Queen foi importante no cenário musical e inovador nos videoclipes, planejamento de capas e, principalmente, em shows ao vivo.

Apreciem este trabalho, vocês se surpreenderão! “Flw”!

Publicidade/Apoio cultural

______

Carlos Cardoso, o Tomate, é jaguarense e professor de História formado pela Universidade Federal do Pampa; o texto desta coluna (revisado) foi originalmente publicado nas páginas do extinto Jornal Pampeano e cedido para a republicação no Diarios de la Pampería.

(Imagem de destaque: Reprodução)

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Diarios de la Pampería podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

clique na imagem

Deixe um comentário