Jaguarão – Uma classificatória de gineteada em bovinos e a prova de penca de couro foram atrações no sábado 18 de maio, penúltimo dia do 33º Rodeio Crioulo Internacional. As provas com animais estão sendo realizadas no parque do Sindicato Rural do município.
Na mesma data, integrantes do CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Lanceiros da Querência Bernardino de Armas celebraram o 29º aniversário da entidade, com jantar dançante e baile promovido em sua sede localizada no Corredor das Tropas, número 2101.
Organizado pelo CTG Lanceiros da Querência, a festa campeira teve início no dia 3 de maio com uma cavalgada que partiu de Arroio Grande até Jaguarão. Na cidade vizinha, foi feita uma homenagem ao coronel Teixeira Nunes, em local onde ele teria sido enterrado.
Após a cavalgada de 25 quilômetros, e que duraria dois dias, uma agenda de atividades e atrações seria cumprida. Entre elas, tiro de laço e Tertúlia Nativista, apresentação de potros, entrega de cavalos de freio e Exposição Internacional de meios de transporte, a cargo do Museu de los Medios de Transporte de la República Oriental del Uruguay – Espacio Cultura Villa Artigas.
Com a festa campeira, “estamos resgatando a nossa cultura gaúcha novamente”, disse Sebastião Paz, diretor campeiro, destacando a diversidade de atrações programadas. “Festa campeira não é só o tiro de laço”, acrescentou Sebastião na companhia de Claudino Neves Correia, engenheiro agrônomo e membro da chamada patronagem, e de Izadora Vieira dos Santos, posteira cultural do CTG Lanceiros da Querência.
“É uma festa que acompanha a vida do gaúcho, sempre”, destacou o engenheiro agrônomo Claudino, reforçando à reportagem do Diarios de la Pampería a importância de se valorizar a cultura gaúcha, no momento em que ocorria a prova de penca de couro e se celebrava o resgate e a sua valorização dentro da tradição campeira.






Aberto ao público, o 33º Rodeio Crioulo Internacional tem programação até este domingo 19 de maio, conforme programação divulgada.
(Imagem de capa e galeria: Créditos de Diarios de la Pampería)
_____
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Diarios de la Pampería podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos de possíveis correções.


