[Atualizado às 11h12 de 9/5/2019]
Jaguarão – As diferentes categorias do campus local da Unipampa (Universidade Federal do Pampa) decidiram paralisar as suas atividades no dia 15 de maio e se unir à mobilização nacional de universidades e institutos federais em protesto contra o corte médio de 30% do orçamento imposto às instituições pelo Ministério da Educação do atual Governo Federal.
A adesão da Unipampa de Jaguarão, ao chamado Dia do Basta, foi tomada em assembleia geral realizada na noite de quarta-feira 8 de maio, no auditório acadêmico do campus. Participaram do ato, professores, estudantes, membros da sociedade civil e convidados. No intervalo de um pouco mais uma hora e meia, os presentes puderam ouvir e expressar reflexões acerca do risco real de fechamento de universidades e institutos federais, a depender do projeto político do atual Governo Federal.
A assembleia geral ocorreu dois dias depois dos estudantes do campus programarem participação em mobilização nacional. Na reunião exclusivamente discente da segunda-feira 6 de maio, os estudantes promoveram debates a respeito da possibilidade de paralisação total ou parcial das aulas, a partir de uma posição estudantil.
“O corte não atinge a folha de pagamento, mas afeta todo o financiamento da universidade”, destacou a professora diretora do campus Ana Cristina Rodrigues, em discurso realizado na assembleia geral. Em números, o campus de Jaguarão possui aproximadamente 650 alunos, 72 docente e 40 técnicos. “O momento é de união”, defendeu o diretor do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) – campus Avançado de Jaguarão, professor Fabian Debenedetti, também presente ao ato na companhia de professores e estudantes do instituto.
- Ajude Carlos Cardoso, o Tomate, a publicar o seu livro e concorra a um vinil de Jimi Hendrix; clique aqui para saber mais.
Na data em que a direção da Unipampa de Jaguarão se posicionou sobre o corte no orçamento da Universidade Federal do Pampa, os estudantes dos cursos de História e Produção e Política Cultural decidiram, em respectivas assembleias, pela suspensão da participação em suas aulas.
No caso do curso de História, a suspensão das aulas ocorreu em diálogo entre estudantes e professores. “A paralisação total é até o dia 15 de maio”, disse o professor Guinter Tlaija Leipnitz, classificando a situação como “difícil”. Ele criticou a concepção de educação do atual presidente da República, para quem ler, escrever e ter um ofício já bastariam a um cidadão.
A assembleia ainda serviu para que outros “encaminhamentos” fossem feitos. Entre eles, ficou decido que na sexta-feira 10 de maio a comunidade acadêmica da Unipampa de Jaguarão deve se reunir com entidades locais no Círculo Operário para organizar a mobilização do dia 15 de maio.
Na segunda-feira 13 de maio, uma distribuição de panfletos no centro do município deve ser promovida, com o objetivo de informar à população e divulgar projetos, pesquisas e atividades realizadas pela universidade na contribuição do desenvolvimento social e econômico de Jaguarão e região. Busca-se informar a comunidade para o problema enfrentado pelas instituições federais e para o descaso do atual Governo Federal com a Educação do país.
Os encaminhamentos da assembleia ainda incluem um abraço simbólico no campus da Unipampa, programado para o dia 15 de maio, a elaboração de um documento cobrando a Reitoria por um posicionamento mais enérgico em relação aos cortes e a defesa da universidade.
A direção da Unipampa de Jaguarão ainda ficou de produzir um documento em defesa das instituições federais de ensino superior da cidade, para que representantes de diferentes segmentos sociais de Jaguarão, incluído o prefeito municipal Favio Teles, que não compareceu nem mandou representante do poder executivo à assembleia após ser convidado.
A direção da Unipampa, na figura da professora Ana Cristina Rodrigues, também orientou que os estudantes dos cursos do campus dialogassem com seus respectivos colegiados, a exemplo do que fizeram os alunos do curso de História e do curso de Produção e Política Cultural, que após a assembleia se reuniram para discutir o assunto.
(Imagem de capa e galeria: Créditos de Diarios de la Pampería)
_____
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Diarios de la Pampería podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos de possíveis correções.

clique na imagem 






3 comentários sobre “Unipampa Jaguarão paralisará atividades no dia 15 de maio; alunos de dois cursos antecipam suspensão de aulas”