Painel Cultura Afro da Feira Alternativa teve Grupo Abi Axé; pesquisadores e artistas também participaram

Jaguarão – O Painel Cultura Afro, realizado na noite do sábado 4 de maio no Círculo Operário do município teve a apresentação do Grupo Abi Axé, que se dedica às diferentes formas de manifestações e preservação da Cultura Afro-Brasileira.

A apresentação foi pela primeira do grupo no Círculo Operário, conforme relato  da Yalorixá Mãe Nice de Xangô publicado em rede social, “junto de amigos e fazendo novos amigos”.

Na ocasião, ainda conforme relato da Yalorixá, o grupo originário do Ilê Axé Mãe Nice D’ Xangô e convidados puderam refletir um pouco a cerca da “intolerância religiosa de identidade e de tantas representações da nossa cultura afro existentes em nosso município de Jaguarão”.

Nas palavras de Mãe Nice, foi “um encontro acolhedor com trocas de saberes ao lado de Kenya Mar-tins, Flavia Cristina Almeida, Magnum Patron Sória, Julia Melgares, professor Walker do Neabi Mocinha e da querida Juliana fantástica como sempre”.

Integram o Abi Axé: Aline Gonçalves Madeira, Àlágbé Leandro D Xangô, Jéssy Tavares, Tatiane Mendes Martinez, Êmily De Araújo Edwards, Gê Silvestre, Karina Brisô, Marcela Duarte, Daniel Filipe e Sergio Machado, a quem Mãe Nice em mensagem agradeceu pela dedicação e entrega.

Para saber mais sobre o Abi Axé, visite a página do grupo no Facebook; clique aqui para acessar.

Para conferir imagens da apresentação do grupo, clique aqui.

Outros convidados

Além do Grupo Abi Axé, participaram da atividade da noite de sábado da Fala, os palestrantes Juliana Nunes e Walker Douglas Pincerati, que trataram respectivamente de Patrimônio Histórico Negro e A libertação dos escravos no campo do discurso.

O Painel Cultura Afro ainda contou com a participação do artista visual José Darcy Barros Gonçalves, que falou ao público presente no Círculo sobre sua trajetória de vida e a respeito de suas produções artísticas. Uma exposição das obras do artista foi promovida e uma apresentação musical de Jean Menaides também marcou a noite de cultura afro.

O Painel Cultura Afro integrou a 5ª Feira Alternativa de Literatura e Arte da Fronteira, programada de 10 de abril a 10 de maio. A ideia da Feira é promover a integração entre brasileiros e uruguaios, residentes em Jaguarão e Rio Branco. A organização é da SIC – Sociedade Independente Cultural, com apoio de demais entidades e poder público local.

(Imagem de capa: Yalorixá Mãe Nice de Xangô/Reprodução)

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Diarios de la Pampería podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

clique na imagem

Deixe um comentário