Estudantes da Unipampa de Jaguarão participarão de ato no dia 15 de maio e aguardam apoio de professores

[Atualizado às 10h27 de 9/5/2019]

Jaguarão – Os estudantes do campus local da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizaram uma assembleia na segunda-feira 6 de maio. A reunião foi feita em auditório acadêmico e contou com a participação de alunos de todos os cursos do campus.

Na ocasião, os estudantes promoveram debates a respeito da possibilidade de paralisação total ou parcial das aulas, a partir de uma posição estudantil que possa contar com a adesão dos professores, considerado o risco real de fechamento de portas da universidade pública.

Os estudantes reforçaram a intenção manifestada na assembleia do dia 3 de maio de participar do chamado Dia do Basta, marcado para 15 de Maio de 2019, saindo às ruas e unindo-se aos demais movimentos estudantis organizados em todas as regiões do Brasil.

Ao ato de defesa das universidades e institutos federais, se juntará aqueles que defendem direitos trabalhistas e que contestam a proposta de Reforma da Previdência do atual Governo Federal.

A participação nossa de alunos da Unipampa de Jaguarão, no ato unificado, será de alinhamento de propósitos, disseram ao final da assembleia os estudantes Pietra Carrilho, Rafael Barella e Vinícius Sabino, reforçando um entendimento coletivo à reportagem do Diarios de la Pampería.

Além de tratar de cortes de verbas e bloqueios orçamentários impostos pelo Ministério da Educação às universidades e institutos federais, os estudantes unipampeanos aproveitaram a conversa coletiva para iniciarem a formação de comissões de mobilização política.

Entre as comissões propostas estão a de Pesquisa, Comunicação, Infraestrutura, Finanças e Conjuntura. A proposta é apresentar os projetos realizados pela universidade, na contribuição do desenvolvimento social e econômico de Jaguarão e região. Busca-se informar a comunidade para o problema enfrentado pelas instituições federais e para o descaso do atual Governo Federal com a Educação do país.

Uma comissão intitulada Arroio Grande também foi proposta em assembleia, para que os estudantes residentes nesta cidade possam promover as suas mobilizações em seu território geográfico, simultaneamente com os atos realizados em Jaguarão.

Ficou decido ainda que os estudantes tentariam tomar acento da assembleia geral de professores de todos os campi da Universidade Federal do Pampa, marcada para a quarta-feira 8 de maio. A expectativa é que os professores não se omitam politicamente deste momento histórico e se posicionem em defesa explícita a favor da Universidade Pública no Brasil.

Entenda o caso

A assembleia desta segunda-feira 6 de maio, a segunda realizada em um período de uma semana, ocorreu, conforme expressão dos estudantes, após “cortes exacerbados do Ministério da Educação do atual desgoverno, no qual implica em menos 34% do orçamento geral” da Unipampa, instituição multicampi com 10 unidades e cerca de 15 mil alunos.

No dia 2 de maio, a Reitoria da Universidade Federal do Pampa se pronunciou formalmente em seu site sobre o bloqueio “no seu orçamento de cerca de 34% dos valores discricionários, entre recursos de Outras Despesas Correntes (custeio) e Investimentos (capital)”.

“Com exceção da Ação 4002 – Assistência Estudantil, todas as demais ações tiveram valores orçamentários bloqueados. O valor total bloqueado corresponde à R$ 18.802.778,00, considerando os valores suprimidos em 18/01/2019 e valores de emendas parlamentares destinadas a Unipampa”, destaca a nota da Universidade (ver aqui).

Para saber mais sobre a mobilização dos estudantes da Unipampa de Jaguarão, clique aqui.

(Imagem de capa e galeria: Créditos de Diarios de la Pampería)

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Diarios de la Pampería podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

clique na imagem

Um comentário sobre “Estudantes da Unipampa de Jaguarão participarão de ato no dia 15 de maio e aguardam apoio de professores

Deixe um comentário