Estudantes da Unipampa de Jaguarão repudiam corte de verbas da universidade e aderem ao Dia do Basta; leia íntegra de nota

Jaguarão – Estudantes do campus local da Universidade Federal do Pampa se reuniram na sexta-feira 3 de maio em “assembleia emergencial” para tratar de cortes de verbas e bloqueios orçamentários impostos pelo Ministério da Educação às universidades e institutos federais.

A assembleia estudantil repudiou de forma unânime o que chamou de “cortes exacerbados do Ministério da Educação do atual desgoverno, no qual implica em menos 34% do orçamento geral” da Unipampa, instituição multicampi com 10 unidades e cerca de 15 mil alunos.

Um dia antes da assembleia estudantil em Jaguarão, quinta-feira 2 de maio, a Reitoria da Universidade Federal do Pampa havia se pronunciado formalmente em seu site a respeito do bloqueio “no seu orçamento de cerca de 34% dos valores discricionários, entre recursos de Outras Despesas Correntes (custeio) e Investimentos (capital)”.

“Com exceção da Ação 4002 – Assistência Estudantil, todas as demais ações tiveram valores orçamentários bloqueados. O valor total bloqueado corresponde à R$ 18.802.778,00, considerando os valores suprimidos em 18/01/2019 e valores de emendas parlamentares destinadas a Unipampa”, destaca a nota da Universidade (ver aqui).

A assembleia em Jaguarão

Da Assembleia realizada no campus de Jaguarão, ficou decidido que os estudantes da Unipampa local irão participar do Dia do Basta, com data marcada para 15 de Maio de 2019, unindo-se aos demais movimentos estudantis organizados em todas as regiões do Brasil.

É o que consta da “Nota pública da comunidade discente de Jaguarão”, formulada após decisão em assembleia. Conforme o documento, “todas as categorias e simpatizantes com a causa” são convidados a aderir ao movimento em defesa de todas as universidades e institutos federais.

Os estudantes ressaltam e a nota reforça “que os fechamentos em massa das Universidades e Institutos Federais há de gerar grandes números de desempregados, assim como a diminuição de economia nas cidades nos quais os prédios federais estão inseridos, tendo em vista que o ingresso nas instituições se dá por meio do Sistema de Seleção Unificada, que permite o deslocamento de pessoas em todas as regiões do país”.

Os estudantes ainda informam, ainda conforme nota pública, “que
nossa articulação iniciará internamente, entre nós discentes e as categorias que compõem a comunidade acadêmica, até que tomem as ruas, praças e a consciência de todos os cidadãos”.

A nota também cita que “para isso evidenciamos que a partir de segunda-feira, estaremos debruçados para criar estratégias de alcance municipal, estadual e federal, iniciando com uma assembleia discente na segunda-feira 06 de Maio de 2019 às 19h”.

Confira a íntegra de nota estudantil:

Nota pública da comunidade discente de Jaguarão

Devido aos cortes exacerbados do Ministério da Educação do atual desgoverno, no qual implica em menos 34% do orçamento geral da Universidade Federal do Pampa, a comunidade discente do Campus Jaguarão, realizou na data do dia 03 de maio de 2019, no Espaço Dandara do Complexo Acadêmico I, uma assembleia emergencial tendo como pauta a temática acima.

Tendo em vista que tais bloqueios é um ataque direto a todas as Universidades e Institutos Federais, repudiamos veementemente tais decisões arbitrárias, que corroboram para o fechamento das Instituições de Ensino Superior, no qual é o resultado de movimentos de luta e fortalecimento de diversas categorias. O atual gestor, Abraham Weintraub, tem trabalhado com dados sem fundamentos, as Universidades Federais não são espaço de balbúrdias, mas sim de construção do conhecimento, seja no ensino da História, Filosofia, Sociologia e todas as demais características que nos compõem. Programas como PET e PIBID levam a tríade universitária para além dos muros universitários, integrando a comunidade externa em seus projetos, além de termos bolsas de iniciação científica ou de desenvolvimento acadêmico, colaborando para o grande acervo científico nacional.

Em decisão unânime, os discentes da Universidade Federal do Pampa – Campus Jaguarão se unirá aos demais movimentos estudantis e participará do Dia do Basta, com data marcada para o 15 de Maio de 2019. Convidamos todas as categorias e simpatizantes com a causa, ressaltando que os fechamentos em massa das Universidades e Institutos Federais há de gerar grandes números de desempregados, assim como a diminuição de economia nas cidades nos quais os prédios federais estão inseridos, tendo em vista que o ingresso nas instituições se dá por meio do Sistema de Seleção Unificada, que permite o deslocamento de pessoas em todas as regiões do país.

Por fim, informamos que nossa articulação iniciará internamente, entre nós discentes e as categorias que compõem a comunidade acadêmica, até que tomem as ruas, praças e a consciência de todos os cidadãos, para isso evidenciamos que a partir de segunda-feira, estaremos debruçados para criar estratégias de alcance municipal, estadual e federal, iniciando com uma assembleia discente na segunda-feira 06 de Maio de 2019 às 19h.

Contamos com o apoio de técnicos, docentes e comunidade externa, para que juntos possamos lutar e buscar reverter tal situação que prejudica o Brasil como um todo.

Cordialmente,

Discentes do Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa

(Imagem de capa e galeria: Créditos de Niel Nie)

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Diarios de la Pampería podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

clique na imagem

Um comentário sobre “Estudantes da Unipampa de Jaguarão repudiam corte de verbas da universidade e aderem ao Dia do Basta; leia íntegra de nota

Deixe um comentário