Estudantes prestigiam Abril Indígena na Unipampa de Jaguarão; programação traz atividades nos dias 29 e 30

[Atualizado às 11h25 de 30/4/2019] Jaguarão – Dezenas de estudantes prestigiaram na segunda-feira 29 de abril a abertura do 2º Abril Indígena, realizado no campus local da Unipampa (Universidade Federal do Pampa). Fazendo referência ao mês da Visibilidade das Lutas e Resistência dos Povos Indígenas, o evento destaca em sua programação palestrantes e convidados para discutir Ações afirmativas, direitos e educação.

No primeiro dia, o público pode conferir, a partir das 16 horas, a palestra do estudante Jocemar Cadete, indígena do Povo Kaingang. Na ocasião, o convidado fez uma fala em que tratou da questão indígena e de sua experiência dentro da universidade, entre outros temas.

Graduando em Direito pela FURG (Universidade Federal do Rio Grande), Jocemar é uma liderança em coletivo indígena estudantil e se notabiliza por integrar a Comissão do Programa de Ações Afirmativas da Universidade localizada na cidade do Rio Grande.

Após a participação de Jocemar, uma mesa sobre “Ações afirmativas e alunos indígenas” foi composta por Mara Beatriz Gomes e Thaís Saggiomo, respectivamente ligadas à pós-graduação da UFPel (Universidade Federal de Pelotas) e Universidade Federal do Rio Grande.

As duas pesquisadoras proferiram falas complementares em que questionaram porque grupos sociais como indígenas e negros têm tratamento diferenciado na sociedade como um todo.  Mara e Thaís defenderam, assim, “estratégias excepcionais e temporárias que objetivam reparar um passado de discriminação, e simultaneamente, reduzir desigualdades”.

Agenda do segundo dia de evento

Para o segundo e último dia de evento, terça-feira 30 de abril, estão previstos “Relatos e Experiências Indígenas na Unipampa” com os estudantes Héctor Junior Zapata Paixão e Alisson Sales, do curso de História da Unipampa de Jaguarão.

Além da participação conjunta com Héctor, Alisson será responsável em seguida pela realização de uma oficina de Pintura Kaingang. A primeira e a segunda atividade serão no espaço Dandara, localizado ao lado do auditório da Unipampa.

A organização do Abril Indígena é do Projeto de Extensão 1ª Jornada dos Povos Indígenas.

Divulgação

(Imagem de capa com Jocemar Cadete de palestrante: Créditos de Vinícius Sabino; galeria: Vinícius Sabino e Diarios de la Pampería)

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Diarios de la Pampería podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

clique na imagem

Deixe um comentário