Jaguarão – O escritor jaguarense Sandro Martins Costa Mendes prepara para maio deste ano o lançamento do livro de contos Diários e confissões, após um pré-lançamento em 31 de janeiro, durante a 46ª Feira do Livro da FURG (Universidade Federal do Rio Grande), em Rio Grande. Essencialmente ficcional, o livro busca apresentar histórias contadas em primeira pessoa e expor um “eu” associado a memórias e projeções intimistas.
O pré-lançamento do livro ocorreu a pedido da Editora Yaguarú, um empreendimento do irmão Fábio e equipe. “Realizamos o pré-lançamento. Mas pretendemos lançar a obra em maio, com o acréscimo de mais alguns contos”, explica o escritor, que vendeu 25 cópias de uma “edição especial” feita especialmente para a Feira. Na ocasião, outra obra também foi lançada pela Yaguarú: Quase Haicai, livro de poemas de Cláudio Tarouco Azevedo.
A participação de Sandro na Feira do Livro coincidiu com o início dos trabalhos da Editora Yaguarú: “Uma ideia antiga”, revela ele. Além de Sandro e Fábio, compõem a equipe da editora: Camilla Lourenço, Fábio Mendes e Natália Rodrigues. O nome da editora, inicialmente dedicada ao formato artesanal e com foco em autores novos, faz referência à Jaguarão, cidade onde o escritor passou a infância e onde voltou a viver, após viver um tempo em Rio Grande.
Atualmente, Sandro é professor do curso de Produção e Política Cultural do campus da Unipampa, em sua cidade natal. Doutor em Escrita Criativa, o escritor é também músico e instrumentista. É ainda autor do livro Incidências, no qual apresenta uma proposta de gênero literário, a partir de leituras e releituras do pensador francês Roland Barthes.
Serviço:
Para conferir o site da Editora Yaguarú, acesse: https://www.yaguaru.com.br/
______
Texto do Diarios de la Pampería originalmente publicado – em parceria – no jornal Só Cultura – edição de abril de 2019.
(Imagem de capa: Créditos de Camilla Lourenço)
_____
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Diarios de la Pampería podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos de possíveis correções.

