Jaguarão – Centenas de pessoas participaram da 8ª Festa de São Jorge na noite da terça-feira 23 de abril. Na ocasião, devotos e simpatizantes residentes no município e vindos de cidades do Brasil e do Uruguai renovaram a fé e celebraram a data religiosa.
O evento foi marcado por uma caminhada feita ao som de atabaques e cânticos religiosos a partir das 19h30 da Praça do Regente, onde uma imagem de São Jorge ficou desde a manhã do dia à disposição de fieis para orações, pedidos e agradecimentos ao Santo Guerreiro.
Após passar pela Avenida 27 de Janeiro até a altura da Praça Alcides Marques, os participantes da caminhada tomaram rumo pela rua Barão do Rio Branco em direção ao antigo Centro Informal, localizado ao lado do presídio local e às margens do Rio Jaguarão.
No Centro Informal, os presentes se reuniram com as lideranças religiosas de Mãe Nice D’ Xangô e seus respectivos filhos, de Mãe Vanda d’ Oxalá e seus respectivos filhos e de Cacique Paulinho D’ Xangô e seus respectivos filhos.
Aos presentes, Mãe Nice manifestou afetuosa consideração e estima pela participação e destacou nominalmente o apoio de colaboradores que ajudaram a 8ª edição da Festa de São Jorge se tornar realidade. “Quero aqui agradecer de coração a todos”, disse ela.
Após abrir fala para convidados e a oração de São Jorge ser ler lida pela professora Giane Vargas Escobar, uma Gira de Umbanda seria realizada sob a atenção e envolvimento do público que acompanharia o ato, marcado ainda por uma feijoada gratuitamente ofertada.
Integrada este ano ao Calendário de Eventos Turísticos do estado Rio Grande do Sul, a 8ª Festa de São Jorge foi promovida pelo Ilê Axé Mãe Nice D’ Xangô, Centro-Afro Umbandista Pai Xangô e Exu Tiriri e Grupo Cultural Abi Axé, com apoio dos seguintes colaboradores: Casa de artigos religiosos Ogum da Lua, NEABI Mocinha (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas) da Universidade Federal do Pampa e Casa da Economia Solidária.
Colaboraram também: Clube 24 de Agosto, Coletivo Abayomis, Prefeitura Municipal de Jaguarão, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Senhor Jorge (que cedeu o caminhão usado na Festa), Millenium Som e Luz, DJ Niko e Diarios de la Pampería.
(Imagem de capa e galeria: Créditos Diarios de la Pampería)
_____
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Diarios de la Pampería podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos de possíveis correções.

























Um comentário sobre “8ª Festa de São Jorge celebra o ‘Santo Guerreiro’ na cidade de Jaguarão; confira as imagens”