Enigmatic Ocean – Jean-Luc Ponty. Por Carlos Cardoso, o Tomate

Discografia Básica

Costumo comentar com amigos sobre o momento da minha vida em que comecei a me interessar por shows ao vivo. O show de Jean-Luc Ponty foi o primeiro que assisti, na década de 1980.

Acompanhei a trajetória deste grande astro, desde o tempo em que foi integrante da banda de Frank Zappa, de Mahavishnu Orchestra, de Elton John e outros conceituados nomes.

Lembro quando saí do estádio… Olhei para os lados e a “galera” estava pensativa… Parecia que o que vimos e escutamos era coisa de outro mundo. Inicialmente, tive a impressão que seria maçante assistir um show instrumental por quase duas horas, mas o tempo passou quase que desapercebido,  de tão enigmática que foi esta experiência. Cito, por exemplo, o momento em que Ponty ficou sozinho no palco apenas com o violino e um sintetizador criando um duelo com ele mesmo. Foi extraordinário! Este momento, ou melhor, este duelo foi tão bem programado que para delírio da plateia ele saiu do palco e as notas musicais continuavam interagindo como se fosse uma mágica, pois a sintonia foi tão perfeita que não parecia que um único músico estava fazendo aquele espetáculo. É óbvio que neste momento Ponty foi aplaudido de pé!

Citei este disco Enigmatic Ocean, pois ele marca a época que eu estava namorando o jazz contemporâneo, embora, para o meu conceito, este gênero musical é o mesmo rock progressivo e primo do rock and roll. Este disco foi o meu aprimoramento no jazz rock ou contemporâneo. Neste, encontramos o tema Mirage (abertura do Jornal do Almoço, na década de 1980, ou seja, na mesma década em que ocorreu a “tour” mundial de Ponty). E ainda acrescento que este deve constar obrigatoriamente numa coleção. Mas, não posso deixar de citar que as outras obras deste músico são excelentes! 

Guardem este nome: Jean-Luc Ponty!

“Flw”!

(Imagem de destaque: Reprodução)

______

Carlos Cardoso, o Tomate, é jaguarense e professor de História formado pela Universidade Federal do Pampa; o texto desta coluna (revisado) foi originalmente publicado nas páginas do extinto Jornal Pampeano e cedido para a republicação no Diarios de la Pampería.

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Diarios de la Pampería podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

Publicidade/Apoio
clique na imagem


Deixe um comentário