Unipampa de Jaguarão receberá a exposição Funga Aláfia, do fotógrafo Carlos Pereira, na quarta 17 de abril

Jaguarão – O campus local da Unipampa (Universidade Federal do Pampa) vai receber na quarta-feira 17 de abril uma exposição de Carlos Pereira, fotógrafo e professor de Língua Portuguesa da Prefeitura de São Leopoldo.

Serão expostas fotografias da edição 2018 da Oficina de Teatro Funga Aláfia, ministrada pela professora Dedy Ricardo, colega de trabalho de Carlos na Grande Porto Alegre. Dedy, inclusive, realiza uma nova edição da oficina de teatro, entre 15 e 17 de abril, na mesma Unipampa.

A visita de Carlos e Dedy à Jaguarão ocorre por meio de uma parceria entre o NEABI Mocinha (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas) da Unipampa de Jaguarão e a Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo.

A exposição do professor Carlos está programada para as 19h da quarta 17 de abril, na Galeria Intercultural Magliani, localizada no subsolo da Unipampa. A mostra vai revelar a experiência que Carlos teve ao acompanhar a Oficina de Teatro Funga Aláfia do ano passado.

A oficina ministrada pela professora Dedy destaca a cultura negra, “tanto de origem africana como afro-brasileira”. O próprio nome cita as tradições africanas. Funga Aláfia significa “seja bem-vindo” ou “seja bem-vinda”, uma expressão do povo Yorubá, de origem nígero-congolesa.

“Normalmente a cultura africana está associada ao tema da escravidão, dor, tristeza. Com a exposição, a gente pretende mostrar que não é só isso”, disse o professor-fotógrafo à reportagem do Diarios de la Pampería, sugerindo um retrato de “alegria” da cultura negra.

Natural de Canguçu, de onde saiu com um ano de vida, Carlos vive há 40 anos na Grande Porto Alegre. É graduado em Letras e mestre em Linguística Aplicada. Atua há dois anos no Núcleo de Educação de Relações Étnico-Raciais, na Secretaria de Educação de São Leopoldo.

A organização da exposição do professor-fotógrafo é da Galeria Intercultural Magliani, com o apoio do Ilê Axé Mãe Nice D’Xangô, do Grupo Abi Axé, do Grupo de Estudos sobre o Pensamento de Mulheres Negras “Atinuké” e do Clube 24 de Agosto.

Para saber mais sobre Carlos Pereira e sobre seus trabalhos fotográficos, acesse o link: https://www.carlospereirafotografia.com.br/

Carlos Pereira em espaço de galeria na Unipampa de Jaguarão (Foto: Diarios de la Pampería)

(Imagem de destaque: Créditos Diarios de la Pampería)

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Diarios de la Pampería podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

Publicidade/Apoio
clique na imagem

Um comentário sobre “Unipampa de Jaguarão receberá a exposição Funga Aláfia, do fotógrafo Carlos Pereira, na quarta 17 de abril

Deixe um comentário