‘O assalto ao trem pagador’ abrirá, em 24 de abril, ‘Ciclo de cinema e sociedade’ no Rio Grande; participação é gratuita

Rio Grande – “O assalto ao trem pagador”, do diretor Roberto Farias, será o primeiro filme a ser exibido no “Ciclo de cinema e sociedade” promovido pelos professores Daniel Baz dos Santos e Lucilene Canilha Ribeiro.

A exibição será das 14h às 17h, na quarta-feira 24 de abril, na Secretaria Municipal de Cultura (SMC), localizada na rua General Vitorino, nº 666. Oferecida gratuitamente, a atividade ocorre por meio de uma parceria entre o Instituto Federal do Rio Grande e a SMC.

“O assalto ao trem pagador”, destaca Daniel Baz em sua rede social, é “obra fundamental do cinema brasileiro que expõe não apenas uma série de contradições da nossa sociedade, como também se insere na discussão promovida após o Cinema Novo a respeito do que é fazer cinema político no Brasil, no centro de uma polarização entre arte ‘empenhada’ e ‘de entretenimento’. Serei o responsável por esse encontro e espero vê-los lá”.

Além do filme do diretor Roberto Farias, a lista do Ciclo de cinema e sociedade ainda inclui outras obras prestigiadas pela crítica e pelo público, como Eles não usam Black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri, e Infiltrado na Klan, de Spike Lee.

A dinâmica do ciclo seguirá a de edições anteriores, também ministradas por Daniel e Lucilene, professores doutores em História da Literatura. Em média, cada encontro terá três horas de duração, com exibição e discussão de filme.

As atividades devem contar ainda com as participações de Marina de Oliveira e Mauro Nicola Póvoas, respectivamente, professores de Literatura da Universidade Federal de Pelotas e Universidade Federal do Rio Grande. Os dois devem participar da mediação dos debates.

Confira o cronograma do Ciclo de cinema e sociedade:

24/04: Assalto ao trem pagador, de Roberto Farias

08/05: Eles não usam Black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri

22/05: Ladrões de bicicleta, de Vittorio de Sica

05/06: Perdidos na noite, de John Schlesinger

19/06: Curtindo a vida adoidado, de John Hughes

03/07: Hair, de Milos Forman

17/07: Infiltrado na Klan, de Spike Lee

31/07: Support the girls, de Andrew Bujalski

Divulgação/Reprodução

(Imagem de destaque: Reprodução)

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Diarios de la Pampería podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

Publicidade/Apoio
clique na imagem

Deixe um comentário