Uma história de uma jaguarense: da audição de um programa de rádio à apresentação musical no La Esquina, em Rio Branco

Jaguarão – Uma vez por mês, Maria Helena Chagas Kern, jaguarense residente no centro, cruza de carro a Ponte Internacional Barão de Mauá na companhia do marido Rubens para se apresentar no La Esquina, restaurante localizado no centro do município vizinho de Rio Branco.

Maria Helena integra, há seis meses, o grupo Sonidos de Frontera, ao lado dos músicos uruguaios Nelson Pirez, Valentim Corrêa e Altamar Araújo. As apresentações ocorrem sempre às segundas sextas-feiras de cada mês, das 19h à meia noite, em um “ambiente de família”.

Cantora e compositora, a jaguarense conta que começou a se apresentar no La Esquina, após um convite feito durante um programa de uma rádio, mais precisamente no dia 20 de Julho de 2017, data em que se comemora o Dia do Amigo na América Latina (exceto no Brasil).

“A história surgiu de uma conversa informal de dois músicos amigos, que convidaram outros, pela rádio, para celebrar o Dia do Amigo, comer pizza e cantar no La Esquina”, relata Maria Helena, que ligaria de imediato para a emissora de Rio Branco, após o convite do locutor. Pelo telefone, combinaram de se encontrar no local indicado, ela e os dois músicos uruguaios.

Chegando ao La Esquina, Maria Helena encontrou os dois músicos e, para a surpresa dos três, perceberam o restaurante cheio de músicos, que se sentiram contemplados pelo convite do locutor da rádio, que parece “ter esquecido” do convite feito com o microfone aberto.

Do episódio, surgiria o momento musical Peña do Pipoca – uma referência ao nome do antigo proprietário do restaurante –, depois atualizado para Peña de los Amigos.

Em um primeiro momento, as apresentações da jaguarense foram em condição solo, alternando voz e violão com apenas o instrumental; depois, ela passaria a integrar o grupo Sonidos de Frontera. Os componentes do grupo se conheceriam durante as apresentações abertas aos músicos. “Da convivência, fomos nos integrando”, conta Maria Helena.

Desde então, Maria Helena frequenta o restaurante da cidade vizinha uma vez por mês e se dedica a cantar folclore rio-platense no Peña de los Amigos. Entre os ritmos preferidos, destacam-se a milonga, a samba argentina, a valsa, a rancheira e estilos de música mais lentos.

Hoje, a jaguarense não parece não ter dúvidas do bem-estar que a cantoria propicia à sua própria vida e rotina cotidiana. “Sempre trabalhei com a música. Nunca tinha participado de uma experiência como esta. A gente cresce muito, aprende muito”, disse Maria Helena.

A respeito da atividade musical coletiva, a jaguarense pontua ainda que cada integrante do Sonidos de Frontera “aprende muito um com o outro”. Falando por si, Maria Helena mesma explica: “Hoje, faço arranjos com facilidade. Isso surge do trabalho em grupo”.

Além da troca de saberes e do aprendizado com arranjos sonoros, a experiência musical em grupo fez com que a cantora e compositora pudesse aprimorar a composição do gênero folclore no idioma Espanhol, ao qual ela se dedica desde o período de 2006 a 2008.

“Antes, eu fazia música católica para crianças”, lembra ela, que após a apresentação na sexta-feira 12 de abril já começava a se preparar para duas novas apresentações ao lado dos amigos uruguaios, antes de voltar a pisar novamente no palco do La Esquina.

Uma das apresentações será na uruguaia Vila de La Charqueada, no Departamento de Treinta y Três, entre as datas de 20 e 21 de abril; a outra está programada para a cidade onde Maria Helena reside, na data do dia 28 de abril, com horário e espaço ainda pendentes de confirmação.

O grupo Sonidos de Frontera: (da esquerda para a direita) Altamar, Maria Helena, Nelson e Valentim. (Foto: Arquivo pessoal)

(Imagem de destaque e galeria com fotos da apresentação da sexta-feira 12 de abril: Créditos Arquivo pessoal)

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Diarios de la Pampería podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

Publicidade/Apoio
clique na imagem

Deixe um comentário