Lançamento do Dicionário da Cultura Pampeana Sul-Rio-Grandense, de Aldyr Schlee, reúne grande público em Jaguarão

Jaguarão – O lançamento do Dicionário da Cultura Pampeana Sul-Rio-Grandense, de Aldyr Garcia Schlee, reuniu um grande público na noite da sexta-feira 12 de abril. A formalidade foi realizada às 19h30 no auditório da Biblioteca Pública Municipal. O evento buscou divulgar a obra e ao mesmo tempo homenagear o autor-escritor, jornalista, professor e desenhista nascido na cidade, pela vida dedicada à valorização da identidade gaúcha.

Acompanharam o lançamento da obra, familiares e amigos do escritor jaguarense, convidados e comunidade em geral, em uma programação que incluiu a presença de palestrantes especiais, entre eles, o jornalista e editor executivo do Dicionário Luiz Carlos Vaz, a revisora Maribel Moraes Felippe e Roberta Manaa, produtora cultural e membro da editora da obra. A mediação ficou por conta da professora de Literatura Cátia Dias Goulart, coordenadora do evento ao lado de colegas professores do campus local da Universidade Federal do Pampa.

Em fala de abertura, Vaz tratou da relação de longa data que manteve com Aldyr Schlee e deu seu testemunho acerca da produção do Dicionário da Cultura Pampeana, uma obra iniciada “há 60 anos”, “lá desde 1958, quando ele [Schlee] tinha curiosidade e uma estranha lista de 90 palavras e gírias jaguarenses”, disse o jornalista. Nos últimos dez anos, Vaz atuou como uma espécie de secretário do escritor jaguarense, que faleceu em 15 de novembro de 2018, antes de ver consumada a publicação de seu dicionário produzido ao longo do tempo.

Ex-aluna e amiga de Schlee, Maribel revelou aos presentes à Biblioteca Pública Municipal o sentimento de ter sido uma das revisoras do Dicionário. “Impensável honra por ter sido convidada”. A revisora tratou do ofício da revisão e da importância do livro de Schlee: “É mais do que um dicionário, é uma obra literária”, disse. A participação de Maribel terminaria com a citação do verbete “Gaúcho”, que tem uma página e meia para leitura. Ela leu um trecho do verbete para o público, concluindo com um convite: “Vocês precisam ler este verbete”.

O fechamento das participações especiais foi com a representante da editora responsável pela publicação Dicionário lançado em Jaguarão – após homenagens feitas em Porto Alegre e Pelotas, respectivamente, 20 de março e 9 de abril. Na sua fala, a produtora Roberta fez uma breve explanação de como se faz um projeto de livro via Lei de Incentivo à Cultura, caso do Dicionário da Cultura Pampeana Sul-Rio-Grandense.

Em seguida, foi exibido um trecho de vídeo com um depoimento do escritor jaguarense, gravado em 2018 por professores da Unipampa no Theatro Esperança. No vídeo, Schlee conta histórias e cita o dicionário associado a um “universo pampeano”, cujas temáticas são destacadas em seu projeto literário e no conjunto de suas produções artísticas.

Ao final, exemplares do Dicionário da Cultura Pampeana foram distribuídos gratuitamente para representantes de instituições educacionais e culturais, escolas estaduais, municipais, ativistas, pesquisadores da Cultura Pampeana, conforme pede a Lei de Incentivo à Cultura.

(Imagem de destaque e galeria: Créditos Diarios de la Pampería)

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Diarios de la Pampería podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

Publicidade/Apoio
clique na imagem

Um comentário sobre “Lançamento do Dicionário da Cultura Pampeana Sul-Rio-Grandense, de Aldyr Schlee, reúne grande público em Jaguarão

Deixe um comentário