Pearl – Janis Joplin. Por Carlos Cardoso, o Tomate

Discografia Básica

Pearl é um disco póstumo, lançado seis meses após a morte de sua autora, a considerada rainha do rock and roll Janis Joplin.

A primeira faixa deste LP se chama Mover Over. Esta canção me traz boas lembranças, pois eu e minha turma já a curtíamos antes do lançamento do disco, pois constava numa compilação uruguaia chamada Top Hits 14, com sete músicas em cada lado do álbum. Sentíamos privilegiados em já conhecer essa grande bluesista americana (que iniciou cantando num coral de igreja), pois suas obras tocavam em algumas rádios uruguaias.

O LP Festival Pop Monterey, fruto deste mesmo festival realizado em Monterey – Califórnia, traz a canção Ball and Shain, a qual Janis gravou ao vivo com a renomada banda Big Brother and the Holding ompany, momento em que suas portas se abriram para o mundo.

Janis tornou-se uma artista solo. As bandas que lhe deram suporte foram: Kosmic Blues e Full Tilt Boogie. Ela lançou três álbuns em vida. O mais famoso foi Cheap Trilles (1968), o qual trazia a música Piece of my heart que atingiu o primeiro lugar na Billboard (parada que reúne os artistas “top” do rock) se mantendo nesta posição durante oito semanas, mas não consecutivas.

Diria que todos os álbuns de Janis são fantásticos, mas o da minha preferência é o Pearl, embora considere este álbum completo, dou ênfase às músicas Me and Bobby McGee, Cry Baby e Mercedes Benz. Os comentários da época é que esta última foi feita para o seu grande amor, o seu carro Mercedes Benz e foi uma das suas últimas composições.

Não posso deixar de citar que Janis fez uma canção para presentear John Lennon em seu aniversário, chamada Happy Trails. Mas, infelizmente, Lennon recebeu a fita apenas após a morte da cantora.

Como diria Janis… paz e amor, caro leitores!

“Flw”!

(Imagem de destaque: Reprodução)

______

Carlos Cardoso, o Tomate, é jaguarense e professor de História formado pela Universidade Federal do Pampa; o texto desta coluna (revisado) foi originalmente publicado nas páginas do extinto Jornal Pampeano e cedido para a republicação no Diarios de la Pampería.

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Diarios de la Pampería podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

Publicidade/Apoio
clique na imagem

Deixe um comentário