IFSul de Jaguarão pede apoio de vereadores por melhorias no entorno do campus; Prefeitura seria responsável por serviço

Jaguarão – O diretor do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) – campus Avançado de Jaguarão, professor Fabian  Debenedetti, se reuniu com vereadores do município para solicitar apoio e reforçar pedido de investimentos de infraestrutura no entorno de acesso ao campus.

Realizada na terça-feira 2 de abril, a reunião contou com a participação dos vereadores Janaina Lameiro, Enio Rigatti, Fred Nunes, Miriam Coelho Martinez, Oberte Paiva e Rogerio Medeiros –  este na condição de vereador-presidente do Legislativo. O estudante João Gilberto, representante do Grêmio Estudantil do IFSul local, também integrou a mesa de conversações.

Na ocasião, o diretor do IFSul de Jaguarão solicitou aos vereadores uma mediação-intervenção da Câmara Municipal junto ao Poder Executivo, que seria o responsável por “qualificar” e “pavimentar” o entorno de acesso ao prédio localizado no Corredor das Tropas, bairro Bela Vista.

A necessidade das melhorias no entorno do Campus é vista como urgente pela comunidade acadêmica, incluindo professores e estudantes, dado o início de mais um ano letivo. Em período de aulas, aumenta o tráfego de veículos e pedestres nas imediações do IFSul.

Atualmente, o Campus de Jaguarão possui 260 alunos e 40 servidores – entre efetivos e terceirizados. “Quando chove, vira um lamaçal no entorno de acesso do Instituto”, disse o diretor Debenedetti, em contato com a reportagem do Diarios de la Pampería.

No período de quase 5 anos, cinco ofícios teriam sido encaminhados pelo Instituto Federal à Prefeitura de Jaguarão. Segundo Debenedetti, a direção do IFSul jaguarense reivindica e pede ao Poder Executivo melhorias na entrada do campus desde 2014.

Segundo o diretor, dos ofícios remetidos à Prefeitura, um deles foi encaminhado à gestão do prefeito Claudio Martins e quatro ofícios à gestão do atual prefeito Favio Telis. Martins teria recebido a direção do IFSul e teria então dito que não podia realizar os investimentos necessários por “força de orçamento”. Já Telis não teria respondido a nenhum dos ofícios encaminhados pela direção do Campus Avançado de Jaguarão, segundo Debenedetti.

Sobre a falta de pavimentação no entorno do IFSul de Jaguarão, o diretor lembra que “há cadeirante em nosso campus”, destacando a dificuldade que alunos e demais pessoas com necessidades especiais têm para acessarem o interior do Instituto Federal. “Do portão para dentro, temos toda a acessibilidade contemplada. Do portão para fora, não”, disse.

Além da pavimentação nas imediações do Campus, reivindica-se a construção de um pontilhão sobre uma valeta e a implementação do transporte coletivo, que não estaria atendendo as necessidades de inúmeros estudantes que buscam uma melhor locomoção para o IFSul.

Na reunião com os vereadores, o diretor do IFSul ainda pediu apoio para que a Prefeitura Municipal deixe de cobrar IPTU do Instituto Federal. Debenedetti diz que não deve existir cobrança de instituição pública para instituição pública. “É ilegal esta cobrança”, acrescenta, citando que o IFSul deve acionar o setor jurídico da instituição para contestar a cobrança.

O diretor do IFSul ainda questiona a Prefeitura de Jaguarão pela cobrança de taxas de serviços, como a de coleta de lixo. Debenedetti diz que não é ilegal cobrar esta taxa, mas que ela “não é cobrada da Unipampa”, também instituição pública de ensino. Segundo o diretor do IFSul jaguarense, a Prefeitura Municipal poderia entender que “uma economia de recursos por parte do Instituto Federal representaria mais investimento em educação”.

O Campus Avançado de Jaguarão investe anualmente, segundo a sua direção, 80 mil reais “só com auxílios” para a permanência e apoio a estudantes. “Há muitos alunos com baixa renda beneficiados com políticas de assistência estudantil do campus”, diz o diretor, citando que o dinheiro de uma cobrança de taxa de lixo poderia retornar à comunidade pela educação.

Ao final da reunião, os vereadores se colocaram à disposição da direção do IFSul de Jaguarão, conforme relato de Debenedetti, para articular e agilizar os trâmites com o Poder Executivo.

O outro lado

A reportagem do Diarios de la Pampería procurou a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguarão na segunda-feira 8 de abril, mas não conseguiu contato.

Um e-mail então foi encaminhado ao Gabinete do Prefeito Municipal, com um convite para que o Chefe do Poder Executivo possa se pronunciar sobre o caso.

O professor Fabian Debenedetti, diretor do IFSul de Jaguarão, em entrevista ao Diarios de la Pampería. (Foto: Créditos Diarios de la Pampería)

(Imagem de destaque: Câmara Municipal de Jaguarão)

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Diarios de la Pampería podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

Publicidade/Apoio
clique na imagem

Um comentário sobre “IFSul de Jaguarão pede apoio de vereadores por melhorias no entorno do campus; Prefeitura seria responsável por serviço

Deixe um comentário