Are you experienced – Jimi Hendrix. Por Carlos Cardoso, o Tomate

Discografia básica

Are you experienced foi o primeiro disco do americano JIMI HENDRIX. Quando foi lançado, ficou no “TOP 10” – conceituada parada que reúne os superstar do mundo da música. Nesta ocasião, Hendrix só não ficou em primeiro lugar, pois quem ocupou a liderança foram os Beatles, com o lançamento do álbum S.G.T. Peppers…

Are you experienced é simplesmente fenomenal, pois as músicas são excelentes da primeira à última faixa. Ele foi considerado, pela revista americana Rolling Stones, como um dos 500 melhores álbuns de todos os tempos. É o quinto na categoria dos melhores álbuns dos últimos 20 anos e incluso no livro “1001 álbuns para você ouvir antes de morrer”. 

Hendrix levava a “galera” ao delírio com sua guitarra Fender Stratocaster (conhecida como Strat) com sua alavanca de trêmulo, patenteada pela Fender. Fez com que este instrumento fosse o mais vendido no mundo e com que outros músicos usassem essa marca, como Jeff Beck e Eric Clapton. Inovador em efeitos com a sua guitarra, foi o melhor do mundo a utilizar o wah-wah e citado como o melhor músico do século XX.

O desgaste com os músicos da banda anglo-americana Experience fez com que Hendrix decidisse participar da banda Emerson, Lake and Palmer. Abro um parêntese para citar uma curiosidade sobre este grupo. A banda iria se chamar, inicialmente, H.E.L.P. (iniciais dos integrantes). Mas, com a morte de Hendrix, H.E.L.P. nunca existiu, ou seja, se manteve o trio Emerson, Lake and Palmer.

Hendrix inspirava-se, para compor, na sua experiência como paraquedista quando serviu na aeronáutica americana. Comentava que o som da sua guitarra o fazia lembrar a sensação espacial de quando saltava.  

Lançou três álbuns oficiais e vários compactos. Deixou mais de 300 gravações inéditas. Na minha opinião, qualquer disco de Hendrix é uma obra-prima, mas Are you experienced é precioso!

“Flw”!

(Imagem de destaque: Reprodução)

______

Carlos Cardoso, o Tomate, é jaguarense e professor de História formado pela Universidade Federal do Pampa; o texto desta coluna (revisado) foi originalmente publicado nas páginas do extinto Jornal Pampeano e cedido para a republicação no Diarios de la Pampería.

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Diarios de la Pampería podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

Publicidade/Apoio
clique na imagem

Deixe um comentário