Organizadores do Copene Sul 2019 se reúnem com autoridades para tratar de um plano de segurança do evento

Jaguarão – Membros organizadores do 4º Copene Sul (Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros da Região Sul), reuniram –se na terça-feira 2 de abril com autoridades que respondem por ações de segurança no município. Na oportunidade, foram formuladas as primeiras tratativas para a composição de um plano de segurança pública para o evento programado para os dias 16, 17, 18 e 19 de julho deste ano.

A reunião foi na sala da direção do campus local da Unipampa (Universidade Federal do Pampa), onde os convidados foram recepcionados pela professora e diretora Ana Cristina Rodrigues e pelos organizadores do Copene Sul: a professora Giane Vargas Escobar, a professora Shirlei Pereira Rosa e Renato Vieira, estudante do curso de Produção Cultural.

Participaram da reunião, a delegada da Polícia Civil Juliana Garrastazu Ribeiro, O capitão da Polícia Militar Ederson dos Santos Garcia. Também convidados, representantes do Ministério Público e da Polícia Federal encaminharam mensagens e justificaram as suas respectivas ausências. Carlos Trianon, consul do Uruguai em Jaguarão, também participou da conversa como autoridade que responde pela emissão de vistos e por assuntos burocráticos relativos à passagem de acadêmicos uruguaios que irão participar do evento em território brasileiro.

As autoridades participantes da reunião foram informadas das principais informações acerca do evento. Os organizadores disseram aos presentes que esperam um público de 600 a 700 pessoas. O Copene Sul “vai agregar e trazer muita gente para a cidade de Jaguarão. Uruguai e Argentina também mandarão representantes”, destacou a professora Giane, explicitando a importância de um plano de segurança pública para o Copene Sul.

Além da Unipampa, o Theatro Esperança, o Clube 24 de Agosto e o Círculo Operário devem ser espaços para comunicações, apresentações e atividades culturais. “Vamos acompanhar e iremos ajudar”, disseram em conjunto a delegada Juliana e o capitão Garcia. Representantes do Ministério Público e da Polícia Federal devem receber outro convite para uma conversa, já que novas reuniões devem ser agendadas para discutir a segurança do evento.

(Imagem de destaque e galeria: Diarios de la Pampería)

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Diarios de la Pampería podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

Publicidade/Apoio
clique na imagem

Deixe um comentário