Mercadito das Artes receberá a Trupe Bugigang no dia 12 de abril; evento inclui lançamento do livro infantil Lulu e a Lua

Jaguarão – O Mercadito das Artes, ponto de encontro de amantes das artes e artistas do município, vai receber às 19 horas do dia 12 de abril os contadores de histórias da Trupe Bugigang, de Rio Grande. À apresentação se somará o lançamento do livro infantil Lulu e a Lua, de autoria dos contadores de histórias Artur Henrique Barcelos e Adriana Fraga da Silva.

A entrada no evento será gratuita. Já o livro a ser lançado será vendido a R$ 20,00 (vinte reais), em sessão de autógrafos com os autores. O espaço da apresentação “é limitado, por isso estamos com uma lista de presença. Quem tiver interesse em participar pode entrar em contato comigo”, escreveu em sua conta no Facebook Maria Fernanda Passos das Neves, proprietária do Mercadito. Para entrar em contato com ela, clique aqui.

Formada por Artur e Adriana, a Trupe Bugigang se destaca por promover o respeito à diversidade étnica, cultural e de gênero. Em suas intervenções e apresentações, a Trupe costuma usar muitas coisas, cacos, badulaques, sucatas e bugigangas para encher o mundo de histórias contadas. É o que está sendo prometido para a apresentação do dia 12 de abril.

Quem comparecer no Mercadito pode esperar, conforme as palavras dos contadores de histórias, uma Bugigang “muito feliz de levar a história da Lulu a Jaguarão. Isto certamente dará um clima muito especial à contação. De nossa parte, esperamos sorrisos e alegria!”.

O Mercadito das Artes fica na região central de Jaguarão, na rua General Marques, número 691 – esquina com a rua General Câmara.

A entrevista com a Trupe

Confira abaixo a íntegra de uma breve entrevista que a Trupe Bugigang concedeu ao Diarios de la Pampería, por meio de mensagens de texto trocadas com Artur Henrique Barcelos. Na oportunidade, a Trupe fala da expectativa da apresentação, lançamento de livro e sobre a visita a Jaguarão. Na sequência, os leitores poderão conferir um resumo da obra Lulu e a Lua.

Diarios de la Pampería: Qual a expectativa para a apresentação no Mercadito?

Trupe Bugigang: Nossa expectativa é muito grande e positiva. Temos um carinho especial por Jaguarão, pois residimos nessa cidade por quatro anos. O Mercadito é o tipo de local que toda cidade precisa. Um lugar para cultura, arte, lazer. Nesse sentido, vem ao encontro de nossos objetivos de promover o gosto pela leitura e promover a inclusão social e a diversidade. Além disso, a parceria com o Mercadito se insere em nossa rede solidária de iniciativas, na qual estamos juntos com a Cry Baby Store, que produz as camisetas da Lulu, com a Cor da Flor Atelier, que produz as bonecas da Lulu e Caio, e nosso Projeto de Extensão Coisa Contada. Nesses tempos tão voltados ao sucesso individual, queremos ressaltar as parcerias de redes de apoio e ações conjuntas.

Diarios de la Pampería:  O que o público que for ver pode esperar?

Trupe Bugigang: Cada apresentação tem sua particularidade. O público pode esperar ver a Bugigang muito feliz de levar a história da Lulu a Jaguarão. Isto certamente dará um clima muito especial a contação. De nossa parte, esperamos sorrisos e alegria!

Diarios de la Pampería:  Quem nominalmente faz parte da Trupe?

Trupe Bugigang: A Trupe é composta pela Adriana Fraga da Silva (Sucata Sucatinha da Silva) e eu, Artur Henrique Barcelos, o Coisa. Ambos professores do Bacharelado em Arqueologia da FURG.

Diarios de la Pampería:  Quem quiser contratar a Trupe, como entrar em contato?

Trupe Bugigang: A Trupe Bugigang, atuando no projeto Coisa Contada, prioriza as escolas públicas, sobretudo a Educação Infantil e Séries Iniciais. Essa atuação nas Escolas não tem custos de contratação e contempla a entrega de exemplares do livro Lulu e a Lua para as bibliotecas. Também ocorrem cotações em outros espaços, como livrarias e bibliotecas. Quando possível, atuamos em espaços com propostas solidárias e colaborativas, como o Mercadito. A atuação em espaços privados sempre está vinculada a propostas com este viés. A Trupe, embora possa atuar fora do âmbito do projeto Coisa Contada, não realiza animação de eventos, havendo outros profissionais que o fazem. Nosso projeto temo uma marcada assinatura de engajamento com questões sociais e isso determina a escolha dos locais de atuação.

Para maiores informações – sobre a Trupe e seu trabalho – contatos podem ser feitos através da página da Trupe no facebook: https://www.facebook.com/TrupeBugigang/

Resumo de divulgação do livro

O livro Lulu e a Lua traz uma história infantil criada em 2017 por Artur Henrique Barcelos e Adriana Fraga da Silva, membros da Trupe Bugigang de contadores de histórias e professores do Bacharelado em Arqueologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O livro surgiu como parte do projeto de extensão Coisa Contada e é o primeiro livro infantil lançado pela editora desta Universidade.

Na obra, os autores apresentam uma linda menina negra chamada Lulu e seu melhor amigo, o Caio. Lulu sonha em ser astronauta e brinca todos os dias num universo de faz de conta no qual projeta seus sonhos de futuro. Juntos esses grandes amigos vivem muitas aventuras e constroem coisas com sucatas para realizar sua viagem pelo espaço. Lulu, muito curiosa que é, pesquisa em livros histórias sobre outras meninas que já tenham ido ao espaço.

Em sua jornada de investigação descobre que duas mulheres já viveram tal aventura: a russa Valentina Vladimirovna Tereshkova e Mãe Jemison, norte americana e a primeira mulher negra a ir ao espaço. Quando Lulu descobre coisas sobre a vida e os feitos espaciais dessas mulheres seus sonhos de futuro como astronauta ficam ainda mais aguçados. Lulu quer ser a primeira menina a pousar na Lua.

Na atividade de contação, a história é narrada por dois personagens da Trupe: a Sucata Sucatinha da Silva e o Coisa. Juntos, através de uma TV construída com muita sucata, os contadores dão vida aos sonhos da Lulu e do Caio. A interação com o publico, conforme os contadores de histórias da Trupe, é constante e a diversão é garantida.

(Imagem de destaque e galeria: Facebook Trupe Bugigang/Reprodução)

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Diarios de la Pampería podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

Deixe um comentário