Jaguarão – É comum ouvirmos que a cultura e a educação no Brasil não são devidamente valorizados; que falta às pessoas um melhor repertório de leitura e, em geral, senso crítico; que o acesso aos livros e uma boa imagem de nossa história social passam à margem de um retrato ideal.
Essas realidades podem ser consideradas e, claro, são discutíveis. A começar pelo estado de coisas associado ao hábito de leitura e pelo acesso a que os brasileiros têm aos livros. Mesmo em uma era de consumo de informação digital, a leitura tradicional não perde a sua importância.
Pensando em somar e cumprir uma espécie de função social, a biblioteca alternativa Americando e o sebo Literatum, instalados no Círculo Operário (Sociedade Operária Jaguarense), funcionam como pontos de cultura e transmissão de saber em Jaguarão.
“Além de ser um espaço de cultura, a biblioteca é espaço de estudo, aberto. É popular”, diz Magnum Patron Sória, acadêmico do curso de Letras e músico regente de corais. Colaborador na biblioteca e parceiro com o sebo, Magnum faz questão de considerar: “as pessoas simples têm acesso nestes espaços”.
A biblioteca funciona há dois anos. Já o sebo, existe desde 2009, “o sebo surgiu na casa de uma amiga. Depois de um tempo passou para uma igreja. Ficou cinco meses na minha casa. Depois veio para o Círculo”, resume Magnum.
Os dois pontos de cultura funcionam em salas paralelas no Círculo Operário, mantido pela Sociedade Independente Cultural, a SIC. Entidade filantrópica fundada em 1912, o Círculo Operário reúne e promove, em um prédio com data de construção de 1876, espaços e atividades culturais, entre os quais, loja de artesanato, aulas de yoga, palestras etc. “A própria biblioteca costuma ser espaço de lançamento de livros”, conta Magnum.
Juntos, biblioteca e sebo possuem em torno de cinco mil títulos, sendo 1.500 do sebo. Enquanto a biblioteca disponibiliza obras para empréstimo pessoal, o sebo oferece para venda obras pelo valor popular de R$ 5,00 (cinco reais). Há ainda a opção de troca no sebo. “Na apresentação de um exemplar, o leitor pode trocar por outro”, conforme Magnum.
Ao discorrer sobre o papel social da biblioteca e do sebo para Jaguarão, Magnum destaca a experiência como “transcendental” e a biblioteca e o sebo como “lugares especiais”.
Serviço:
A biblioteca alternativa Americando e o sebo Literatum, instalado no Círculo Operário, fica na rua Marechal Deodoro, número 377, centro de Jaguarão. O horário de funcionamento: das 14h às 18h, de terça-feira a sábado.
(Imagem de destaque e galeria: Diarios de la Pampería)
_____
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Diarios de la Pampería podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos de possíveis correções.




