Dire Straits – Dire Straits. Por Carlos Cardoso, o Tomate

Discografia básica

O nome do disco de estreia da banda Dire Straits é seu homônimo e conquistou disco de platina.

Este disco e, em especial esta banda, marcam fatos curiosos da minha vida. Citarei alguns episódios. Fazia pouco mais de um ano que trabalhava no clube Harmonia, como discotecário, e dispunha de pouco dinheiro para adquirir material de trabalho, mas como a maioria dos brasileiros, me virava “nos 30”. Uma das alternativas era selecionar músicas em gravações em fitas K7. Em uma dessas seleções, havia uma música do Dire chamada Sultans of swing, mas eu não sabia de que banda era essa tal música, pois a procedência das minhas seleções era a rádio FM. Com isso, exercia o papel de mixador (pois editava as músicas), que era muito prazeroso. Mas… o tempo mostrou quem era esta “banda”.  Outro episódio interessante, é que recebi o convite para sonorizar uma festa, no antigo cine do Rio Branco (Uruguai). Quando coloquei esta música, “los hermanos” perguntaram de que disco do Bob Dylan era esta canção. Respondi que Dylan nunca faria uma música desse nível (particularmente nunca gostei de tal artista), e é óbvio que tive o prazer de apresentar este grupo londrino que veio pra ficar.

Dire Straits surgiu no auge do movimento punk rock, o qual imperava no Reino Unido, caindo na graça deste público. Rock clássico de alta qualidade. Sua música agrada apreciadores de qualquer gênero musical.

Tive o prazer de acompanhar a carreira do grupo. Adquiria todos os lançamentos recebendo-os diretamente da gravadora. Sou consciente de que o álbum de mais prestígio e o mais vendido no Reino Unido é o Brothers in arms (1985). Creio que nenhum grupo conseguiu superá-los. Mas, na minha opinião, o LP que guardo com carinho, pois foi amor a primeira vista, foi Dire Straits (1978). “Flw”!

(Imagem de destaque: Reprodução)

______

Carlos Cardoso, o Tomate, é jaguarense e professor de História formado pela Universidade Federal do Pampa; o texto desta coluna foi originalmente publicado nas páginas do extinto Jornal Pampeano.

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Diarios de la Pampería podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

Deixe um comentário