Projeto de Extensão Atinúké da Unipampa de Jaguarão é convidado para evento com Angela Davis no Uruguai

[Texto atualizado às 10h26 de 19/3/2019]

Jaguarão – Projeto de Extensão Atinúké, vinculado ao campus local da Unipampa (Universidade Federal do Pampa), foi convidado pelo Governo Uruguaio para participar do evento “Jornadas Academicas”, a ser realizado em Montevidéu entre os dias 20 e 24 de março.

As “Jornadas Academicas” terão a participação especial da professora norte-americana, intelectual e ativista mundialmente conhecida Angela Davis, conforme carta-convite assinada por Beatriz Ramirez, diretora de Divisão dos Direitos Humanos e Direção Nacional e Promoção, órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento Social do Uruguai.

A carta-convite foi recebida pela professora Giane Vargas Escobar, coordenadora do Projeto de Extensão Atinúké, que classificou o recebimento do documento como “muito importante”.

“Nós ficamos emocionadas, impactadas ao recebermos um convite de tamanha importância e relevância, com uma personalidade mundial que é inspiração e que só tivemos contato através de sua obra! É uma honra. Angela Davis fez e faz história. É referência e espelho para nós”, disse a coordenadora do Projeto à reportagem do Diarios de la Pampería.

Figura representativa das lutas feministas e antirracistas, Angela Yvonne Davis alcançou notoriedade mundial na década de 1970 como integrante do Partido Comunista dos Estados Unidos, pela relação com os Panteras Negras e até os dias atuais se destaca pela militância e defesa dos direitos das mulheres e contra a discriminação social e racial.

Sobre a delegação do Projeto Atinúké

A delegação que irá para o evento no Uruguai será composta por 24 integrantes do Projeto de Extensão Atinúké, da Unipampa de Jaguarão, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, de Porto Alegre, e por ativistas da cidade uruguaia de Melo.  

“Todas as participantes são mulheres negras: acadêmicas e não acadêmicas”, destacou a professora-coordenadora Giane, lembrando que a delegação foi composta conforme o tempo de participação das integrantes no Projeto de Extensão, que hoje atua com 50 mulheres.

O Projeto Atinúké foi idealizado em 2016 pelas ativistas e acadêmicas Profa Dra Giane Vargas Escobar, Profa Dra Fernanda Oliveira e a Mestranda em Ciências Sociais Nina Fola.

A ida ao evento com Angela Davis terá o apoio da Unipampa, que vai ceder um ônibus para o deslocamento das membros do Projeto de Extensão em Porto Alegre. “O ônibus nos levará até a Ponte [Internacional Barão de Mauá] e, em Río Branco, embarcaremos em um ônibus cedido pelo Governo Uruguaio, que nos levará até Montevidéu”, explicou Giane.

Transmissão via Facebook

Interessados e interessadas poderão acompanhar o evento pela página “Horizonte de Libertades” no Facebook: https://www.facebook.com/horizontedelibertades/

Outras informações podem ser consultadas na página “Convocatorias y becas feministas – Feminist Scholarships and Calls”, clicando aqui.

Reprodução de carta recebida

(Imagem de destaque: Diarios de la Pampería)

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Diarios de la Pampería podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

Deixe um comentário