Mulheres de Fronteira e Casa da Economia Solidária de Jaguarão promovem oficina de trufas artesanais

[Texto de notícia atualizado às 12h55 de 17/3/2019]

Jaguarão – Um grupo de treze mulheres participou no sábado 16 de março de uma oficina de trufas artesanais no Clube 24 de Agosto, localizado no centro do município. A atividade foi oferecida gratuitamente por meio de uma parceria entre o coletivo Mulheres de Fronteira e a Casa da Economia Solidária de Jaguarão.

A oficina de trufas foi promovida em função da proximidade com o período da Páscoa e como uma forma de oferecerem às mulheres participantes técnicas de fabricação. “A ideia é que cada participante também possa trocar experiências e aprender”, disseram um pouco antes do início da oficina Andrea Lima e Roseli Calvetti, organizadoras presentes à oficina.

Após apresentações pessoais, as participantes foram então convidadas a colocarem tocas em suas respectivas cabeças, ouviram as instruções iniciais da ministrante Adriana, da Casa Ecosol, e em seguida colocaram a mão na massa.

A oficina atravessaria a tarde em um ambiente convidativo para quem ia vendo as trufas – literalmente – ganhando forma. Ao final, as participantes puderam provar da “arte” que elas próprias prepararam e algumas, segundo uma testemunha-participante, “puderam até levar um pouco para casa”. Um quilo de trufas teria sido preparado.

Sobre os organizadores

O Mulheres de Fronteira é composto por um grupo de mulheres fronteiriças que se unem para lutar pelos direitos das mulheres de região da fronteira, Brasil e Uruguay. Já a Casa da Economia Solidária de Jaguarão, integrado por pelos menos treze artesãos, se destaca pela promoção de ações vinculadas às economias solidária e criativa.

(Imagem de destaque e galeria: Diarios de la Pampería e Casa da Economia Solidária de Jaguarão)

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Diarios de la Pampería podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

Deixe um comentário