Mulheres de Jaguarão e Río Branco realizam 8ª Marcha Binacional e lembram de Marielle Franco

Jaguarão/Río Branco – Integrantes dos movimentos Mulheres de Fronteira – Jaguarão/Rio Branco, Coletivo Margaridas e demais apoiadores realizaram na quinta-feira 14 de março a 8ª Marcha Binacional das Mulheres.

O ato ocorreu em celebração do Dia Internacional da Mulher e foi marcado pela recordação de um ano da morte de Marielle Franco. Há um ano, a vereadora carioca do Psol (Partido Socialismo e Liberdade) foi executada com 13 tiros, junto com o motorista Anderson Gomes. Originalmente programado para o 8 de março, o ato de celebração do Dia Internacional da Mulher na fronteira foi então adiado por causa de chuvas.

Reprogramação, a 8ª Marcha Binacional manteve o itinerário antes divulgado. Partiu da praça Alcides Marques, no centro de Jaguarão, e percorreu a rua Barão do Rio Branco atingindo a rua Uruguai, em passagem pela ponte Internacional Barão de Mauá.

O trajeto foi percorrido com palavras em que citavam Marielle Franco como uma importante feminista e ativista dos direitos humanos e com cânticos que celebraram a figura das mulheres ante uma sociedade machista, entre eles, “Eu tou na rua para lutar / É pra lutar, por um projeto feminista e popular”, “Eu tou na luta, é todo dia / Mulher não é mercadoria”.

Após a travessia, a marcha seguiu com cartazes e faixas em destino ao Remanso, a popular Prainha localizada às margens do Rio Jaguarão, em território uruguaio. No local, foram realizados discursos que destacaram o ato como “um importante momento para dar visibilidade às mulheres”. Tomaram a palavra, brasileiras e uruguaias, que celebraram e reforçaram um elo de “unificação pela existência” e “pela defesa dos direitos das mulheres”.

(Imagem de destaque e galeria: Diarios de la Pampería)

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Diarios de la Pampería podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

Deixe um comentário