Jaguarão – 174 jovens tiveram seus nomes cadastrados após entrevistas realizadas nos dias 13 e 14 de março no Theatro Esperança, conforme informação repassada pela Secretaria de Turismo e Cultura do município.
Os chamados “testes” foram comandados por Simone Buttelli, atriz e produtora de elenco do filme “Livramento” (nome provisório), programado para ser filmado na cidade entre setembro e outubro deste ano. Foram convidados para entrevistas jovens entre 14 e 19 anos.
Conforme resumo de divulgação, “Livramento” narra a história de Clara, uma adolescente que vive com seu pai e seu irmão caçula em uma pequena cidade próxima à fronteira do Brasil com o Uruguai. Clara é capitã do time de vôlei local e divide a sua rotina ajudando o pai em seu empreendimento familiar de apicultura, os estudos e o treinamento para um campeonato regional.
A produção do filme busca “enfocar o período de transformações que traz a adolescência com especial atenção à autonomia feminina nas regiões do interior do país”.
Produtora de elenco
A reportagem do Diarios de la Pampería conversou com a produtora Simone Butelli horas antes do início dos testes com os jovens. A profissional tratou do filme a ser rodado em Jaguarão, da agenda dela na fronteira e falou um pouco de sua experiência com cinema.
Simone citou a gravação de “Livramento” como importante registro para o turismo cultural em Jaguarão, relembrando que já esteve na fronteira em gravação de outro filme no ano de 2012. “Já estive aqui e nesta passagem estou tendo uma recepção super boa”, disse.
A produtora, que possui partições em obras de alcance nacional, disse ainda que a escolha de Jaguarão para cenário do filme, uma co-produção Brasil-Uruguai-Argentina, ocorreu “após um intenso trabalho de pesquisa pela região da fronteira sul do Rio Grande do Sul” e citou que a cidade possui as características desejadas para a história que “Livramento” pretende contar.
Além de Jaguarão, Simone ainda esteve na cidade vizinha de Río Branco. Do lado uruguaio das margens do Río Jaguarão, a produtora realizou a divulgação da produção cinematográfica e aproveitou para convidar jovens uruguaios para participar dos testes.
Após as gravações programadas para setembro e outubro, a expectativa é que o filme seja lançado em 2020. “Livramento” tem a direção e roteiro de Lillah Halla, com produção de Clarissa Guarilha. A empresa produtora responsável é a Arissas.

Theatro Esperança em Jaguarão (Foto: Diarios de la Pampería)
(Imagem de destaque: Diarios de la Pampería)
_____
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Diarios de la Pampería podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos de possíveis correções.
